Após dos dois anos é indicado que se retire a chupeta, pois pode causar sérios problemas bucais.

A chupeta é uma grande aliada dos pais para o relaxamento das crianças, porém após os dois anos esse acessório pode comprometer a saúde bucal do bebê. É nessa idade que a começa a formação óssea, então o uso excessivo pode causar o estreitamento e o aprofundamento do palato, além de influenciar no desenvolvimento da arcada dentária, podendo atrapalhar inclusive na respiração e na alimentação dos pequenos.

Segundo a odontopediatra Ianara Pinho, a chupeta se não for usada de forma correta pode se tornar um vício. “O ideal é que a criança não use o acessório, mas, se não houver outra alternativa, os pais devem optar pela ortodôntica, podendo ser usada até um ano e meio ou dois”.

Como desapegar

Primeiro, esse momento tem que ser confortável tanto para criança quanto para os pais “É importante que não se tenha mais de duas chupetas em casa. Outro método é não deixá-la sempre disponível, ou melhor, apenas quando a criança for dormir”.

Como o prazer dos pequenos em chupar o acessório é a pressão que ele faz no céu da boca. A é fazer um pequeno furo no bico, para que entre ar e a sucção seja menos prazerosa. “Essa abertura deve ser ampliada aos poucos, sem que a criança perceba. Isso vai deixá-la desconfortável ao chupar”.

Mas, se pais perceberem que seus filhos estão resistentes em relação ao desapego da chupeta, é preciso buscar orientação de um odontopediatra. É importante que a criança perca esse hábito de forma menos traumática possível, porém se realmente for detectado algum problema emocional, ela aconselha o auxílio de um psicólogo.

Doenças x chupeta

Fala e mastigação – A fala pode ser alterada, possibilitando o surgimento de deficiências na dicção, deixando a fala mais anasalada ou rouca. Já a mastigação, tende a ser vertical e unilateral, no caso invertida, o que pode afetar as articulações mandibulares, causando deglutição atípica, influenciado inclusive na alimentação da criança.

Respiração – A respiração da criança passa da nasal para bucal ou mista.

Ouvido – A chupeta também pode ser uma facilitadora da migração das secreções nasais para o ouvido, ocasionando uma otite aguda.


Dra. Ianara Pinho é odontopediatra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *