Inúmeras decepções em relacionamentos estão entre os sintomas da síndrome de Walt Disney.

Com certeza você já viu algum filme da Disney em que as princesas buscam príncipes encantados para viver o “felizes para sempre”, certo?! Mas e quando a ficção passa a ser realidade e mulheres começam a acreditar que só serão felizes se encontrarem relacionamentos que se assemelham aos filmes e desenhos?! Isso pode ser um problema conhecido como: Síndrome de Walt Disney.

Segundo a psicóloga Lia Clerot, por causa da grande expectativa criada nesse tipo de relacionamento, as frustrações podem ser infinitas “Qualquer relacionamento só tem futuro se ambos estiverem bem consigo e de qualquer maneira, aquela ideia de que o outro é que vai me fazer feliz, não existe”. A pessoa precisa ter em mente que a felicidade em uma relação é só um complemento.

Sintomas

A síndrome de Walt Disney é caracterizada pela esperança de encontrar em um parceiro a felicidade garantida. “A pessoa passa a acreditar que o “felizes para sempre” vem quando se casar e mais uma vez a felicidade não chega, depois adia para a chegada dos filhos e vai delegando sempre para o que acontece no exterior”.

Diferente dos contos de fada, as pessoas têm defeitos e o que parece ser incrível, muitas vezes pode se tornar uma grande decepção. Essa dependência acontece principalmente entre os jovens, pois muitas vezes eles não entendem que a felicidade não está propriamente em um relacionamento.

Para reverter a situação, a dica é: “Estar sozinha é um bom momento para descobrir quem você é, o que você gosta, seu propósito e seus objetivos”. Uma boa reflexão é diminuir as expectativas e se descobrir, pode ajudar a superar essa síndrome.


Lia Clerot é psicóloga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *