Modelo de Negócio, Propósito e Liderança é um importante alerta aos jovens e adultos empreendedores. Em tempos de crise muitas pessoas estão buscando seu real propósito, na tentativa de resignificar a vida e os valores que a nortearam até aqui.
Assim, vale ressaltar, que ao empreender um negócio, sua modelagem, requer uma alta dose de propósito pessoal, aliado a um planejamento detalhado, uma execução cuidadosa, a um conjunto adequado de estratégias de ação/execução; bem como contar com pessoas/entidades de confiança – um ecossistema – apoiador do negócio.
Uma jornada bem sucedida exige, além de muito esforço e dedicação pessoal, conhecer nossos clientes, o mercado a que buscamos e ter estratégias com bom foco.
Tudo que já foi realizado nesse mundo começou um dia, no coração/mente de um ser humano com um real propósito. A maioria das pessoas, porém, são movidas pela dúvida, pelo medo e pela insegurança.
Enfrentam enorme dificuldade para encontrar seu propósito de vida e iniciar a jornada trabalhosa em busca do êxito, dos resultados e do sucesso. Simon Sinek, que é autor do clássico livro: “Comece com Por quê?”. Utiliza um modelo simples, mas poderoso, de liderança inspiradora – explicando como grandes líderes inspiram ação!
Modelo de Negócio: Importantes Reflexões
a – Modelos de Inovação: Muito oportuno a abordagem do Professor Yvez Doz – Vice-Presidente da CISCO, que fala de “Fazendo as duas coisas” – que trata de “Inovação Sustentável” e “Inovação Colaborativa”. O especialista aponta que há “Metacapacidades” com objetivo de acelerar e renovar a transformação de modelos de negócios.
b – Propósito Pessoal Relevante: Artigo que trata de alguns pontos inadiáveis da reforma pessoal íntima, que todos precisamos fazer; a fim de que se possa enfrentar a forte aceleração de mudanças em curso no século XXI. Na era do conhecimento, a atração e retenção de talentos requer que muitas organizações redefinam e ajustem sua missão para expressar mais claramente seu sentido de propósito.
c – Modelos de Negócio: “Acelerando a Transformação”: Artigos que evidenciam uma época de aceleradas transformações organizacionais no Brasil e mundo. Por conta disto, achei muito oportunas as abordagens dos Professores Yvez Doz e Mohanbir Sawhney, publicados no portal da HSM. Com base em estudos sobre importantes empresas, que inovaram seus modelos de negócios conforme seu negócio central se tornava estável e rígido, os especialistas revelam que a agilidade estratégica seja resultante de três “metacapacidades”.
CONTINUE LENDO →