Felicidade é uma questão interna, é inspiração oriunda do 31 dezembro, em meio ao frenesi da virada do Ano Novo. Vivemos no litoral, onde muitos procuram refúgio para as Festas de Final de Ano, em busca da Felicidade para si e os seus.

E assim, em meio às muitas mensagens recebidas uma, do poeta Carlos Drummond de Andrade, disse-nos tudo: … “É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.”

Ou seja, a ansiedade e o sofrimento poderiam ser evitados se soubéssemos como não nos afastarmos de nós mesmos. Aceitar tudo exatamente como é, em sua totalidade, sem preconceitos ou polarização. Precisamos impedir que um pensamento negativo tome conta da mente, trocando-o por um pensamento positivo.

Esta é uma reação mais inteligente pois quanto mais tentamos fugir das nossas sombras (fantasmas), mas elas nos perseguem. Não temos como fugir ou lutar, temos que aceitar e deixar a vida fluir. Perceba-se nos seus relacionamentos. Em cada pessoa que critica ou que admira, saiba que você está olhando para uma parte de você mesmo, que está inconsciente. Fica, assim, uma dica o caminho do autoconhecimento e para uma vida mais plena e de relacionamentos humanos verdadeiros e mais saudáveis.

Felicidade é uma questão interna?

a) Empatia uma Emoção/Comportamento Essencial à vida humana: Ser empático, colocando-se no lugar do outro, praticando o altruísmo. Sentir compaixão, este sentimento que nos cura, porque nos coloca diante de nossas próprias feridas. Apontar o dedo e os erros de alguém não nos serve para enriquecer a alma. Este é um recurso do “eu” para se defender e não deixar que sejamos inteiros. A sombra é tudo o que não aceitamos na vida e nas pessoas, quando julgamos, criticamos as atitudes do mundo à nossa volta. A compaixão é o remédio que dissolve o cerne das sombras que nos acompanham.

b) Iluminando nossas Sombras: Uma abordagem sobre comportamentos íntimos e pessoais, em desalinho com às boas práticas da moral, da ética e dos relacionamentos, que todos possuímos em maior ou menor grau. A questão toda gira em torno do Autoconhecimento, que é tema antigo que habitou sempre a filosofia e hoje é questão central de ciências como Psicologia, Psicanálise, Filosofia-Clínica e Psiquiatria.

c) Deficientes Emocionais: Uma reflexão em prol da qualidade de vida de milhares, talvez milhões, de pessoas no mundo. Em nossa larga vivência com à área de Gestão Empresarial e Recursos Humanos, observamos muitas pessoas e situações que podemos caracterizar como decorrentes de deficiências emocionais.
Há deficientes emocionais por traço hereditário ou por deficiência de educação familiar. Há ainda outros que são moldados pelo meio que vivem e pessoas com quem convivem. Mas independente da origem do problema, todos deveriam buscar apoio em terapias ou por estudos e vivências filosóficas.

Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls. Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC. Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento. Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *