Reforma Pessoal Íntima é nossa busca por estabelecer uma linha de reflexão entre as muitas Reformas que o Brasil e as empresas necessitam, versus a grande resistência das pessoas contra à evolução natural da vida e da realidade mundial.

Mahatma Gandhi cunhou as célebres frases: “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver.”

Em todas as épocas as ideias novas, a inovação tecnológica e as posturas diferenciadas, foram alvo de grandes ódios, revoltas e perseguições. Os visionários, os cientistas e os líderes que estiveram à frente destas questões; sempre sofreram perseguições físicas e psicológicas. Enfim, é vital refletirmos sobre a necessidade de nossa “reforma pessoal íntima”. Assim, creio que é muito adequada, a frase reflexiva de Alfred Roberts: “Cuidado com seus pensamentos, eles se tornam suas palavras. Cuidado com suas palavras, elas se tornam as suas ações. Cuidado com suas ações, elas se tornam os seus hábitos. Cuidado com os seus hábitos, eles se tornam o seu caráter. Cuidado com o seu caráter, ele se torna o seu destino.”

Reforma Pessoal: Algumas Dicas

1) Viva a Vida / Reinvente-se: Alguns pressupostos filosóficos consideram o homem como um Ser que está em constante desenvolvimento, e busca a realização, a felicidade e fugir da dor. Todavia este Ser faz parte de grupos, convive com outras pessoas e, portanto, suas potencialidades individuais somente serão plenamente atualizadas com a participação e apoio dos outros. Aprender a aprender, aprender a dar ajuda e desenvolver uma participação no grupo são essenciais. Saiba +++ .

2) Aposentadoria ou Nova Carreira: Mick Jagger está aí para provar que idade não é sinônimo de aposentadoria e que ambos estão longe de significar fim de carreira. Em algumas profissões (ex. futebol) a idade e o vigor físico são decisivos e obrigam as pessoas que se aposentam, a iniciar uma nova carreira. Já para atividades de caráter intelectual e/ou científico, a exemplo de: engenharia, educação (professores), artes, medicina e advocacia – na maioria das vezes idade é sinônimo de experiência e maestria. Saiba +++ .

3) Vida, Trabalho e Prosperidade: escrevemos em 2017, um post que dava algumas dicas interessantes sobre os possíveis caminhos de uma vida feliz, com trabalho e prosperidade. No entanto a equação: Trabalho x Prosperidade x realização Pessoal é bastante complexa. Muitos são os caminhos que levam a uma vida feliz e bem sucedida ou, ao contrário, a uma vida pessoal e profissional estressante e baixa em prosperidade. Saiba +++ .

4) Saber Ser, vale MUITO: Saber Ser é vital neste século XXI que se inicia com muitas sinalizações sobre problemas na saúde mental e física. Os últimos anos do século XX e os primeiros anos de século atual revelam um ápice da Era do Ter mas, de 2012 para cá, temos notado nítidos sinais de esgotamento deste modelo mental e estilo de vida. Nossa intuição e vivência indicam que dos tempos atuais até 2030 o “Saber Ser” será muito evidenciado. Saiba +++ .

Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls. Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC. Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento. Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *