Manter-se positivo frente à vida num mundo caótico não é tarefa simples. Exige paciência, esforço pessoal e grande disciplina, que são alicerces para o equilíbrio pessoal e a paz interior. E a disciplina a que nos referimos é tanto física, quanto mental – a parte física refere-se a manter o corpo saudável através de ginástica e todas as atividades que ponham músculos, tendões e articulações em movimento; já a parte mental tem a ver com esvaziar a mente do enorme volume de “informação-lixo” que as diversas mídias colocam em nossa cabeça através de nossos olhos e ouvidos. Não permita que isto ocorra, para tanto tenha sonhos, metas, seja determinado e seletivo.

Passividade, ociosidade e gula, são grandes males que afetam muitas pessoas atualmente. Saia deste círculo vicioso e entre num círculo virtuoso constituído por atividades lúdicas (cinema, teatro, passeios, …), conversas com amigos e contato íntimo com a natureza – seja em parques, no campo, na serra ou no mar. Assim suas baterias serão carregadas com energia natural, coisa que o Facebook, o Whatsapp, o Instagram, “os amigos” virtuais e outras tecnologias, serão incapazes de realizar até por conta do estilo de vida moderno, independente e individual.

10 dicas para um viver positivo

1 – FAÇA A SI MESMO PERGUNTAS POSITIVAS: Este é o passo mais simples, mas talvez também o hábito mais importante para adotar uma mentalidade otimista. As perguntas que fazemos a nós mesmos dia após dia quando colocadas numa perspectiva pessimista, conduzem-nos inevitavelmente para caminhos difíceis ou incertos, prejudicando-nos o foco numa solução viável. Nublados pelo pessimismo poderíamos fazer a nós mesmos, perguntas como: “Por que isso aconteceu comigo?” … “Por que coisas ruins me acontecem o tempo todo?” … “Porque nunca tenho sorte nenhuma?” … “O que posso aprender com esta situação?” … “Qual o menor passo que posso dar para começar a resolver esta situação?”

2 – SEJA GRATO PELO QUE VOCÊ TEM: Uma maneira muito simples e rápida para aumentar a energia positiva na sua vida é praticar a gratidão. Alguns exemplos de como fazê-lo através de boas perguntas: O que tenho na minha vida hoje pelo qual posso estar grato? … Quem são 3 pessoas que eu posso ser grato por ter na minha vida e porquê? … Quais são as três coisas que eu posso ser grato a meu respeito?

3 – NÃO SE ESQUEÇA DE REGENERAR-SE E CUIDAR-SE: Ser otimista e positivo não é apenas sobre pensar de uma maneira diferente e focada. É também ter a noção de que temos um corpo e quanto melhor cuidarmos dele mais preparados e fortalecidos estamos para enfrentar as dificuldades ou para promovermos a obtenção dos nossos objetivos. Precisamos ter um sono restaurador, de exercitar o corpo e de alimentá-lo devidamente para que possamos sentir-nos bem. Por isso, não negligencie estes fundamentos básicos. Cuidar do seu corpo físico da maneira correta pode minimizar os problemas da vida.

4 – COMECE O SEU DIA DE FORMA OTIMISTA: A maneira de iniciar o seu dia pode definir o desenrolar do resto do seu dia. Nem sempre controlamos tudo o que se passa ao nosso redor, e certamente sofremos influência daquilo que é o espaço em que a nossa vida se movimenta. Coisas boas e coisas más acontecem. No entanto, nós temos sempre a possibilidade de agir de forma que nos beneficie. Assim sendo, importa habituar-nos a agirmos positivamente sobre o nosso dia desde o momento em que nos levantamos da cama. Relembre a si mesmo que tem o poder de auto-influenciar-se positivamente. Escolha as palavras, imagens e cenários mentais que possam colocá-lo num estado de ser pleno de recursos de acordo com as exigências, desafios e objetivos do seu dia.

mulher_positiva5 – CONCENTRE-SE EM SOLUÇÕES: Uma maneira de se sentir mais negativo sobre uma situação é sentar-se e não fazer nada sobre isso. Em vez disso, use as perguntas da Dica 1 e abra a sua mente para as possibilidades da situação que você está enfrentando. Deixe aquilo que considera impossível de realizar ou que não depende de você e foque toda a sua atenção e esforços no que pode fazer e depende de você. Por vezes os estados negativos e pessimistas fazem disparar a ansiedade, empurrando-nos para cenários angustiantes. Nesse estado tudo nos passa na cabeça, menos uma possível solução. Para contrariar esta tendência, temos de ficar dispostos a fazer o que é preciso para ser feliz. Arregaçar as mangas, por mãos à obra e dar um passo de cada vez.

6 – REDUZA AS SUAS PREOCUPAÇÕES: O hábito de estar preocupado é uma poderosa e destrutiva forma de utilizar o mecanismo do pensamento contra nós mesmos. Este hábito pode ser um dos seus maiores obstáculos para o otimismo e positividade perante a vida. Se você sente que a preocupação excessiva tomou conta da sua mente, aplique os dois passos seguintes:

a) Pergunte-se: Quantas das minhas preocupações já aconteceram na realidade? Esta questão pode ajudá-lo a fazer uma verificação da realidade, para se acalmar e perceber que você provavelmente está apenas a construir um pesadelo imaginário?

b) Olhe para o conteúdo da sua preocupação. Levando isso em consideração, reoriente os seus pensamentos e discurso interno.

7- NÃO DEIXE QUE A PERFEIÇÃO ARRUINE A SUA VIDA: Um erro comum que as pessoas fazem ao fazer uma mudança nas suas atitudes é pensarem que têm de ser perfeitos e fazer as coisas na perfeição o tempo todo. Isto pode afastá-los do retorno positivo das suas ações. A mudança para uma atitude positiva pode ser gradual. Na vida, aqui e ali você pode escorregar, tropeçar, recuar, errar, no entanto, isso não necessariamente é negativo. Se você for aprendendo com as experiências menos bem sucedidas e for aceitando as dificuldades, certamente continuará firme no caminho da possibilidade para chegar à meta. O foco deverá estar na mudança gradual. Se você é otimista 40 % do tempo, agora, tente melhorar isso para ser otimista 60 % do tempo. Em seguida, aumentar para 80 % e, na sequência, esforçar-se o máximo para chegar aos 100%.

8 – MANTENHA-SE FIRME NO CAMINHAR, NÃO DESISTA: Quando a vida corre mal, quando ficamos desgastados pelas várias tentativas de superarmos os nossos problemas, ultrapassar obstáculos ou mudar um hábito, a carga emocional pode ser tremenda e instalar-se o baixo astral. Não desista, não deixe todos os seus esforços irem por terra. Por vezes o mais difícil é aguentar o esforço o tempo suficiente para se possamos usufruir do retorno positivo.

9. VOCÊ É MAIS DO QUE PENSAMENTOS E COMPORTAMENTOS: Lembre-se que nós somos mais que os nossos pensamentos e comportamentos, não se confunda com eles, quer quando os inicia por vontade própria ou quando alguém se referir de forma negativa a algo que fez.

10 – NÃO TENTE AGRADAR A TODO O MUNDO: “Agradar a Gregos e a Troianos é impossível”, por vezes temos de nos desprender de algumas pessoas ou situações. Perceber isto, irá libertá-lo de um grande número de fardos desnecessários de serem vividos. Ficando assim, mais disponível para se focar nas coisas ou pessoas que você poderá interagir de uma forma positiva.

Sergio é engenheiro eletrônico PUC-RS/1979, especialista em Treinamento Profissional (UFRGS/1981), MBA em Gestão Estratégica de Empresas (UFSC-FEPESE/2001) e mestre em Engenharia de Produção / UFSC 2003 – Dissertação / Tema: “Estudo exploratório sobre as práticas gerenciais nas EBTs industriais de base tecnológica da região da Grande Florianópolis à luz da gestão do conhecimento”. Fpolis / Brasil, 108 fls. Atuação profissional de mais de 30 anos atuando em cargos técnicos, de coordenação e em cargos executivos (gestão) em empresas do porte de Cia. Souza Cruz, RBS/Rede Brasil Sul de Comunicação, NTS – Núcleo de Tecnologia de Software, Dígitro Tecnologia, Grupo Specto de Tecnologia, entre outras. Vivência prática com ferramentas e metodologias BSC e de GC (Gestão do Conhecimento), com artigos publicados e coordenação de projetos empresariais e do FINEP. Em 2013 atuei com consultor “Ad Hoc” para avaliação de Projetos da FAPESC. Atuação como professor universitário (SENAC 2005 / 08) e Faculdades Borges de Mendonça (2012). Exemplos de disciplinas ministradas: SENAC: Governança de TI, Sistemas de Informações e Avaliação de Projetos Integradores e BM: TI para Administração e Gestão da Informação & Conhecimento. Autor do Blog: www.escolatrabalhoevida.com.br
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *