“Há alguns dias atrás eu acordei de manhã sentindo como se fosse vomitar, então no dia seguinte eu fiz um teste de gravidez e no teste de farmácia deu um positivo fraco. Eu pensei que com certeza eu poderia estar grávida…“

Por que é que no teste apareceu a segunda faixa clarinha?

O teste positivo indica que você está grávida. Um pouco ou fraco positivo ainda conta. É chamado de “gravidez química”, que é um termo bastante frio e clínico para o que pode ser uma experiência emocionalmente não muito boa.

Uma proporção surpreendentemente alta de gravidezes muito precoces é perdida por aborto espontâneo; muito antes de um batimento cardíaco ser detectado e mesmo antes que o feto se implante totalmente na parede do útero.

Estima-se que 50 a 60% das gestações sejam perdidas dessa maneira.

Até há relativamente pouco tempo, não havia maneira confiável de detectar essa gravidez. As mulheres não teriam nenhuma confirmação de que estavam grávidas. A maioria simplesmente não saberia o que aconteceu. Seu período pode ter chegado a tempo, ou estar apenas um pouco atrasado e ligeiramente mais pesado que o normal.

Existem todos os tipos de razões pelas quais um óvulo fertilizado não “se desenvolva” e leva a uma gravidez a termo. Pode ser devido a desequilíbrios hormonais ou problemas genéticos. Neste ponto, há muito pouco que pode ser feito sobre isso.

Aproximadamente 15-20% das gravidezes estabelecidas espontaneamente abortam de forma perceptível – principalmente no primeiro trimestre. Esses números são bastante chocantes, mas, por mais brutal que pareça, esse é o caminho da natureza e geralmente não afeta a fertilidade futura ou seja, a mulher consegue engravidar novamente.

No passado, as mulheres geralmente não anunciavam que esperavam até a marca de 12 semanas, quando a gravidez estava estabelecida com segurança.

Seria uma jogada inteligente conversar com seu médico. Dessa forma, você pode garantir que sua contracepção seja o mais eficaz possível ou discutir como ter saúde máxima para engravidar novamente.

Não sei se você queria estar grávida ou não, e pode ter sentimentos fortes ou perda ou alívio. Seja gentil com você mesma.

Marcus Borges
Dr. Marcus Borges é formado em medicina pela UNICAMP, concluiu a residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia pelo CAISM (Especialista em Stem Cells e fertilidade). Com forte experiência internacional trabalhou para a Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO) na Alemanha no hospital da RWTH-Aachen, por 3 anos. Mudou-se para os EUA onde finalizou seus estudos na UMDNJ - New Jersey no curso de pós doutorado em perinatologia por 2 anos. Professor adjunto da Ensign College em Utah/USA. Com inúmeras publicações científicas internacionais voltou ao Brasil onde concluiu o curso do MBA pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Forte experiência em saúde da mulher e com inúmeras palestras iniciou seu trabalho na indústria de seguros saúde e depois na indústria farmacêutica multinacional como a Ativus, Merk Serono e na Glenmark como diretor da área médica. Atualmente escreve uma coluna para o portal Plena Mulher, levando maior conhecimento e informação para as mulheres brasileiras.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *