O uso da inteligência artificial está se ampliando e ganhando espaço no cotidiano das pessoas. Mais recentemente, o ChatGPT, que é um modelo de inteligência artificial treinado pela OpenAI, tem garantido a expansão desta tecnologia de forma exponencial. E aliás, essa é a missão da empresa; garantir que a inteligência artificial (artificial intelligence – AI) beneficie toda a humanidade.

Há muitas discussões éticas em torno de AI, suas aplicações e implicações – sim é um tema delicado. O fato é que é uma realidade, veio para ficar e nós precisamos aprender a lidar com ela.

No campo profissional, além das aplicações nos negócios, AI começará a desempenhar um papel mais significativo no processo de contratação e, principalmente, na triagem de currículos (CVs). 

É importante observar que:

  • a tecnologia fará cada vez mais a triagem dos currículos, ao invés de profissionais,
  • seu CV deve estar adaptado a descrição de trabalho específica para superar as fases iniciais de triagem,
  • palavras-chave importam, preocupe-se com elas, veja quais foram mencionadas na descrição do trabalho e adapte seu CV – não invente! – apenas inclua sua experiência,
  • dê preferência a enviar seu currículo em Word, a inteligência artificial tem melhor leitura aos detalhes neste formato, do que em .pdf, por exemplo, e sem fotos, apenas informações em texto e com design limpo e claro,
  • no CV, atente para os cabeçalhos de cada seção; educação/escolaridade, experiência profissional, cursos extracurriculares, certificações e habilidades, este tipo de cabeçalho tem que constar em seu CV,
  • e com ou sem tecnologia, diga a verdade. Nunca minta em seu CV, seja profissional sempre.

Mas mesmo na era de AI, o currículo é apenas o início, algumas empresas possuem um longo processo de no mínimo 08 entrevistas, em cada etapa você deverá responder perguntas, mas também fazê-las. Tenha sempre planejadas duas perguntas para cada entrevistador, é importante você sair da entrevista com alguma informação adicional que ajude na próxima fase, e a melhorar em futuros processos.

A tecnologia traz infinitas possibilidades, não se assuste com AI, apesar de ser um novo tema e de realmente ter muitos pontos que ainda precisam ser discutidos. A ética tem que prevalecer em todas as relações, tecnológicas ou não. Esse é o ponto mais sensível de AI hoje, além da própria tecnologia e da segurança de dados.

E lembre-se, estude sempre, aperfeiçoe-se, desenvolva experiências e projetos ao longo da vida profissional. É isso que fará de você um profissional único.

Vamos em frente sempre!

Executiva do mercado de tecnologia, esposa, mãe de gêmeos, amante de uma boa conversa e um bom vinho. Em sua trajetória profissional trabalhou para as maiores empresas de tecnologia do mundo, onde teve a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes culturas, o que moldou sua visão de gestão. Pós-graduada em marketing, formação de diretores pelo IESE/ISE, curso livre no INSPER, inúmeros cursos online e buscando os próximos. Estudar e colocar em prática é sua paixão. Sempre acreditou no poder do estudo e no trabalho para fortalecer e transformar o indivíduo. Você pode encontrá-la nas redes sociais como @glaumaurano.
1 Comentário
  1. Meu Deus, eu amo a AÍ mas tenho medo de não conseguir acompanhar a evolução, mesmo sendo Secretária de executivos da Área de Tecnología, vou repassar este ensinamento para meus filhos! Você é um excelente ser humano, adoro te acompanhar! Beijos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *