Recentemente tive duas conversas muito interessantes sobre empreendedorismo durante uma visita ao Sul do país. As duas conversas não foram com empresários da internet, os que atualmente dominam o cenário e vendem cursos. Ambas foram com quem aproveita esses conhecimentos, colocam em prática e assumem o protagonismo de suas vidas. É sobre isso vamos falar.
Hoje trago uma delas, e na semana que vem, a outra.
Rafael, que atua como garçom atualmente, é uma pessoa muito solícita e comunicativa. Durante seu atendimento, perguntamos para ele como estava sendo a recuperação e como tinha sido o período da pandemia. Eis que surpreendentemente ele responde que, apesar do sofrimento, a pandemia foi positiva, porque ele obteve uma nova perspectiva de vida.
Surpreendidos pela resposta, nos interessamos em saber. Eis a história.
Rafael, assim como muitos brasileiros, teve seu sustento retirado pela prepotência de alguns, e teve que se reinventar. Ele se juntou com um amigo e começou a vender cachorro-quente pela internet. Sim, cachorro-quente e online.
Mas qual foi o segredo do sucesso?
Ele não vendeu apenas cachorro-quente, ele buscou conhecimento. Entrou no YouTube, criou uma playlist, estudou sobre marketing digital e aplicou.
Ele, e seu amigo, fizeram campanhas em distintas mídias sociais, incluindo o YouTube e o Instagram. E, na experiência de ambos, o Facebook trouxe melhores resultados. Nesta plataforma, ele iniciou com campanhas em torno de R$25,00 e foi aumentando à medida que aumentavam os lucros, como resultado conseguiram construir uma lista de aproximadamente 2.000 nomes, e utilizavam os WhatsApp para fazer comunicados, pedidos e combinar entregas.
E agora o mais importante.
O Rafael sabe o ROI de seu negócio. Sim, ele conhece o Return on Investment, ou em português, o Retorno sobre o Investimento, que é a relação entre o valor investido e a quantia de dinheiro ganho.
O cálculo do ROI
Para calcular o ROI utiliza-se a fórmula: receita menos valor investido dividido pelo valor investido, e o resultado multiplica-se por 100%.
Atenção, no valor de investimento entram todos os custos, desde matéria prima, funcionários, campanhas de marketing e insumos em geral relacionados com a empresa.
Para determinar se o resultado do ROI é bom, dois fatores são importantes. Um é o resultado da fórmula em si, e todo resultado maior que zero significa algum retorno. O outro é o tempo; um dia, um ano, ou anos para atingir-se o ROI desejado ou necessário. Na venda de cachorro-quente, por ser um produto de alto giro, é possível medir-se o ROI diariamente. Num restaurante, por exemplo, o ROI desejado é 10% e 15%, inicialmente.
Se o resultado não for o esperado, será importante rever cada ponto de sua operação, desde os custos até a forma de promoção e comercialização.
E o Rafael?
Bem, ele deixou de vender o cachorro-quente, está trabalhando como garçom num hotel renomado da cidade, e retomou o relacionamento com a esposa. Hoje, ela cuida do pequeno negócio que iniciaram e ajuda outras empresas de pequeno porte a utilizarem as mídias sociais para alavancar seus comércios.
E assim, com um orgulho enorme dos muitos “Rafaéis”, “Leonardos”, “Anas” e “Marias” do mercado, eu desejo que você se inspire, alcance o sucesso e seja dono de sua história.
Vamos em frente sempre!
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