Essa semana tive a oportunidade de viver algo absolutamente diferente. Participei de um curso de educação executiva. Uma experiência única, pela qual serei sempre grata.

Os programas de educação executiva são planejados para profissionais, gerentes e empresários, e são oferecidos por universidades nacionais e internacionais, ou escolas de negócios. Podem ser também denominados Exec-ed e ExEd. E o mais conhecido no Brasil é o MBA, mas há outros focados por perfil – presidentes ou diretores – e os fechados por empresa, que é o meu caso. De acordo com a FMI, o mercado de programas de educação executiva deve crescer 11,2% CAGR entre 2021 e 2031. É um negócio lucrativo para quem oferece o curso e primordial para quem está no mercado.

Devido a pandemia muitas pessoas deixaram a educação de lado, pois, naturalmente, a preocupação estava voltada para a sobrevivência, mas quem sabe tenha chegado a hora de reprogramar. De estudar.

Se as pessoas têm uma perspectiva de viver mais, como abordamos neste artigo sobre a economia prateada, provavelmente, trabalharão mais, terão mais carreiras. Neste cenário, manter-se atualizado é absolutamente necessário.

Agora, digamos que você não tenha possibilidade de investir no momento. Não deixe de estudar.

Você pode fazer uma lista de temas que gostaria de aprender, criar uma playlist no Youtube e assistir aos vídeos. Digamos que você possa assistir 30 minutos por dia, e após 20 dias úteis, você terá estudado a mais do que a carga horária mensal de um MBA Executivo de Gestão Empresarial da FGV. O Youtube não substitui a FGV, claro, mas enquanto você não pode investir num curso formal, você ainda assim estará aprendendo. Que tal?

Ou, talvez você possa investir, e queira conhecer os cursos de educação executiva de maior prestígio no mundo, eles estão neste ranking do Financial Times.

Voltando a minha experiência, além da educação executiva, em uma das visitas que fizemos, o Sr. Paul, nos contou a história do local onde estávamos, e ele o fez com tamanha paixão, amor, e dedicação, que me emocionou.

Como parte de seu discurso ele disse “Nós realmente amamos nossos alunos. Quando nossos alunos se formam nesta instituição, eles se formam como campeões. Porque eles são líderes preparados para buscar o melhor que o futuro puder oferecer.”

E com isso deixo aqui o convite. Estude. Estude. Estude. A educação salva, o corpo, e a alma.

Pense nisso, e não deixe de estudar nunca. É para você, é por você, e por todos os que estão a sua volta. Quem estuda tem o poder de transformar não só a própria vida, como também das pessoas que o cercam.

“Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos o seu conhecimento.” – Albert Einstein.

Executiva do mercado de tecnologia, esposa, mãe de gêmeos, amante de uma boa conversa e um bom vinho. Em sua trajetória profissional trabalhou para as maiores empresas de tecnologia do mundo, onde teve a oportunidade de interagir com profissionais de diferentes culturas, o que moldou sua visão de gestão. Pós-graduada em marketing, formação de diretores pelo IESE/ISE, curso livre no INSPER, inúmeros cursos online e buscando os próximos. Estudar e colocar em prática é sua paixão. Sempre acreditou no poder do estudo e no trabalho para fortalecer e transformar o indivíduo. Você pode encontrá-la nas redes sociais como @glaumaurano.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *