O desjejum, ou café da manhã, é um momento crucial do dia para a saúde e o bem-estar. Após um longo período de jejum noturno, em que o corpo utiliza reservas de glicose e glicogênio para manter funções vitais como circulação e respiração, é essencial repor os níveis de glicose pela manhã. Esta refeição, responsável por 20 a 25% das calorias diárias, devolve a energia gasta durante o sono, preparando o organismo para as tarefas do dia.

Um desjejum equilibrado envolve proteínas, carboidratos e gorduras boas. E incluir a cúrcuma longa em sua primeira refeição ou shot do dia pode trazer efeitos positivos adicionais. Seu princípio ativo, a curcumina, é reconhecido pela ciência moderna e pela medicina ayurveda indiana por suas propriedades benéficas à saúde.

A curcumina, com mais de 5.600 estudos científicos publicados, é apreciada por suas propriedades. A forma mais simples de aproveitar os benefícios do alimento é dissolvendo em água e tomando na forma de shot para imunidade. Também é possível consumir em preparos de carnes, molhos, omeletes, sopas, pães e cozidos.

A nutricionista Priscila Gontijo, explica que o consumo pode ser feito na forma de suplementação, evitando o amarelamento dos dentes. “O Curcumagic, por exemplo, apresenta uma formulação avançada e oferece os benefícios da cúrcuma de forma eficiente e prática”, aponta.

Sobre as contraindicações, ela alerta que o produto deve ser evitado por pessoas que apresentem úlceras gástricas ou que tenham histórico do problema na família. Ele também deve ser evitado por pacientes que tenham sensibilidade ou alergia à curcumina, obstrução de ductos biliares, distúrbios hemorrágicos ou que usam medicamentos que alteram o processo de coagulação.

“Na dúvida, a indicação é sempre procurar ajuda médica ou nutricional para iniciar a suplementação, seja ela por meio de cápsulas ou do consumo in natura. O especialista pode indicar a melhor dosagem para cada caso”, finaliza Priscila.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *