Com a contagem regressiva para o Carnaval, grande parte da população já está em clima de festa e se programa para acompanhar blocos de rua, escolas de samba ou mesmo aproveitar o período para viagens com família e amigos. Porém, festas como essa coincidem com períodos de altas temperaturas em diversas regiões do Brasil e, para os foliões, a falta de consumo de água e excesso de bebidas alcoólicas pode se transformar em uma situação preocupante, colocando em risco a segurança e o bem-estar do indivíduo.
 

Desse modo, além do uso de protetor solar, muito enfatizado por especialistas, a coordenadora de nutrição e dietética, Cintya Bassi, recomenda uma boa alimentação: “Durante a folia tem opções de comidinhas para todos os gostos, mas recomenda-se evitar alimentos gordurosos, salgadinhos, bolachas recheadas e fast food, que não fornecem energia prolongada nem nutrição adequada pra suportar a foliaAlém disso, como muita energia é gasta, a sugestão é não ficar longas horas sem se comer”. Dê preferência a alimentos leves como verduras, grãos integrais, carne branca, peixes, legumes e frutas. “Alimente-se com frequência e não permaneça em jejum por tempo prolongado”, reforça Cintya.
 

A especialista também alerta sobre os principais pontos que devem ser seguidos, para curtir sem prejuízos futuros ao corpo:
 

1-Capriche no consumo de água: A desidratação, motivada pela falta de líquidos e por suor excessivo, pode provocar quedas de pressão e desmaios. De acordo com a Organização Mundial da Saúde – OMS, o cálculo de ingestão diária de água deve ser: 35 ml/kg. Sendo assim, uma pessoa de 60 kg deve fazer a conta 60 kg x 35 ml, totalizando 2,1 litros, por dia. “Seja com água, sucos ou isotônico, mantenha seu corpo hidratado”.
 

2- Beba com moderação e diga não às drogas: O uso de drogas ilícitas e outros estimulantes, além do álcool, podem induzir arritmias, crises de hipertensão arterial e infarto. Quando usados simultaneamente, os efeitos podem ser ainda mais intensos, levando à morte súbita. A indicação é que se beba um copo de água para cada dose de bebida alcoólica, visto que a água ajuda a evitar os efeitos danosos doálcool no estômago, diminuindo a chance de uma ressaca no dia seguinte.
 

2- Evite energéticos em excesso: Ricos em cafeína e taurina, usados para se manter alerta, os energéticos também podem induzir arritmias. Por reduzirem a sensação de tontura, levam o indivíduo a beber maior quantidade de álcool, aumentando os riscos;
 

3- Roupas leves: O uso de roupas muito pesadas e quentes em ambientes abafados pode levar à desidratação e a desmaios, por quedas de pressão;
 

4- Repouse antes e depois de curtir a folia: Dormir pouco pode provocar hipertensão, agitação, ansiedade e sonolência diurna. Dirigir automóveis com sonolência aumenta muito o risco de acidentes. Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês), maior agência de saúde dos Estados Unidos, adultos de 18 a 60 anos devem ter 7 ou mais horas de descanso por noite; indivíduos de 61 a 64 anos, entre 7 e 9 horas; e pessoas com mais de 65 anos de idade, cerca de 7 ou 8 horas;
 

Por fim, fique atento ao seu organismo,ele emite alguns sinais para demonstrar um quadro de desidratação, comentados por Cintya Bassi:

  • Sede exagerada;
  • Boca e pele seca;
  • Olhos fundos;
  • Diminuição da sudorese
  • Cansaço
  • Dor de cabeça
  • Tontura

Para quem quer reforçar a hidratação, Cintya Bassi fornece mais algumas dicas para a hora da folia: “É possível fazer ‘refrigerantes naturais’, acrescentando a água com gás, limão ou suco de uva, ou ainda maçã e hortelã, por exemplo. Nesse caso, mais uma vez a criatividade é quem dá os limites”. Há também a opção de incluir alimentos no cardápio que sejam ricos em água. Segundo a nutricionista, “vale apostar em melancia, morango, pêssego, framboesa, abacaxi, pepino, abobrinha, tomate, cenoura, alface, espinafre ou repolho, por exemplo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *