Com a chegada do verão se aproximando, as atividades físicas na água colaboram muito mais para o bem-estar do que somente refrescar o corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, na água as articulações ficam mais soltas, o que promove relaxamento e colabora para o alinhamento postural. Além do relaxamento, o exercício trabalha os músculos de todo o corpo. As regiões das costas e abdômen são muito benéficas para a saúde da coluna vertebral, pois os músculos fortalecidos a amparam e minimizam as chances de desgastes por sobrepeso e má-postura.

Para o Dr. André Evaristo Marcondes, ortopedista e especialista em coluna, as atividades na água fortalecem os músculos, proporcionam prazer e bem-estar. “A liberação dos hormônios endorfina e dopamina faz com que as dores na coluna sejam aliviadas, tanto por estes hormônios quanto pelo ambiente aquático, que é mais leve e reduz as chances de lesões por impacto, se comparadas a modalidades esportivas fora da água”, comentou o especialista.

Atividades aquáticas que fortalecem a musculatura das costas: 

Stand Up Paddle: consiste em ficar em pé em cima de uma prancha, onde é preciso remar para se locomover. O exercício exige postura e equilíbrio do corpo, que colaboram para trabalhar as musculaturas dos braços, pernas e abdômen (esta é extremamente importante para a sustentação da coluna).

Polo aquático: um jogo de bola com as mãos, disputado entre dois grupos, cujo objetivo é marcar gol no campo adversário. Entre as regras, não pode tocar o fundo e as laterais da piscina, o que exige constante movimento, que trabalha a musculatura e o equilíbrio.

Nado sincronizado: uma mistura de natação com movimentos rítmicos de ginástica e balé. Movimenta todo o corpo e exige bastante coordenação motora.

Vale destacar que 2023 é o ano mais quente em 174 mil anos, segundo relatório da Organização Meteorológica Mundial (OMM), e com a chegada das férias de fim de ano, as praia e piscinas devem ter grande concentração de pessoas, mas isso não deve ser um empecilho para para não se praticar atividades físicas. “A natação é uma boa opção de atividade que causa pequeno impacto ao corpo. Aproveite essa época que se aproxima para fortalecer os músculos e relaxar, mas caso você tenha hérnia de disco é recomendável a procura de um especialista de educaçõ física para analisar o seu quadro e indicar o melhor exercício para você”, explicou o cirurgião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *