O mês de janeiro carrega o espírito de recomeço e novidades por representar a finalização de um ciclo e o início de outro. No entanto, traçar metas e objetivos pode não ser tão eficiente por se tratar de algo grande. Assim, o ideal é estabelecer novos hábitos. A especialista em desenvolvimento humano e pessoal, Gisele Hedler, explica que compreender e aproveitar o poder do hábito permite-nos criar mudanças positivas em nossas vidas, sendo uma ferramenta poderosa para alcançar nossos objetivos a longo prazo.

“O nosso cérebro ama rotinas, e os hábitos são rotinas automáticas que ajudam a nossa mente a não gastar energia que desenvolvemos ao longo do tempo, muitas vezes sem perceber. Essas ações repetitivas têm um impacto profundo em nossas vidas, moldando nossa produtividade, saúde, sucesso e felicidade.”, explica Gisele, que comenta oito pequenos hábitos para adotar no novo ano e ter um crescimento em todos os âmbitos da vida. Confira.

  1. Comece o dia agradecendo e se planejando  

Assim que acordar, respire profundamente 5 vezes e agradeça por mais um dia de vida. A prática diária da gratidão, reconhecendo as coisas boas da vida, nos ajuda a manter uma perspectiva positiva, segundo a especialista. “Em seguida, antes mesmo de sair da cama, caminhe mentalmente pelo seu dia e visualize os resultados que você espera de cada coisa”, comenta.

  1. Se exponha a luz do sol e se alongue

Ao levantar, se exponha à luz solar e faça alongamentos, evitando ao máximo o uso de telas. Hedler explica que a luminosidade do sol ajuda o organismo a regular o seu horário biológico e os alongamentos, por sua vez, auxiliam estimulando o cérebro a produzir alguns hormônios responsáveis pelo bem-estar. “Se você não tiver acesso à área externa, abra a janela e olhe para o céu. Esse hábito ajudará você a ter mais energia, pois a rotina em contato com a claridade vai descarregar cortisol que você precisa para começar o dia”, comenta.

  1. Beba bastante água em jejum

Antes mesmo do café da manhã, faça a ingestão de pelo menos 400ml de água. “Pense que, durante o sono, seu organismo não parou de funcionar e você ficou longas horas sem tomar água. A água em jejum auxilia na limpeza do trato gastrointestinal, eliminando toxinas acumuladas ao longo da noite, além de aumentar o metabolismo e contribuindo para a perda de peso”, explica.

  1. Abrace seus familiares

Abrace com mais frequência e mais intensidade as pessoas que moram com você, seja o companheiro, os filhos e até mesmo os pets. Os abraços demonstram apreço, cultivam a paciência e estimulam a liberação de dopamina e serotonina, hormônios responsáveis pelo prazer e bem-estar, respectivamente.

  1. Se desconecte digitalmente por um momento

Reserve momentos do dia para desconectar-se digitalmente, seja desligando o celular, silenciando as notificações ou até mesmo colocando no modo avião. Isso pode promover um equilíbrio saudável entre o mundo online e offline.

  1. Aumente a ingestão de frutas, saladas e oleaginosas

“Distribua porções de frutas, oleaginosas cruas e salada para comer ao longo do dia. Esses alimentos são ricos em fibras e gorduras boas, que vão ajudar na regulação do intestino e até mesmo do humor”.

  1. Leia pelo menos 5 páginas de um livro

Cultive o hábito da leitura diária, seja de livros, artigos ou notícias relevantes. Isso expandirá seu conhecimento e perspectivas, além de ser um exercício para o cérebro.

  1. Auto-reflexão

Ao final do dia, reserve um tempo para refletir sobre suas ações, metas e valores. “Liste tudo aquilo que você acha que não foi tão bom e como poderia melhorar e a coisa mais legal que te aconteceu. Isso ajuda a manter-se alinhado com seus objetivos e propósitos de vida”, ensina Gisele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *