Nos últimos anos, ficou cada vez mais comum ver jovens e adultos usando aparelhos ortodônticos. O mercado oferece uma variedade de modelos, mas todos têm a mesma finalidade: o alinhamento dos dentes ou a prevenção de disfunções na arcada dentária, como problemas relacionados à má oclusão dental.

 Mas para que o tratamento seja eficaz, é preciso não apenas escolher um bom profissional, mas que o paciente colabore para que tenha o resultado esperado. A dentista, Claudia Consalter, separou os quatro hábitos mais comuns e prejudiciais no tratamento:

1. Erros na higiene bucal 

Usar aparelho significa ter que redobrar os cuidados da higiene, principalmente quem usa os tradicionais. “Os fios e peças contribuem com o acúmulo de resíduos alimentares. Se essa escovação não for feita de forma correta, o paciente pode desenvolver cáries e outras doenças bucais”, explica Claudia Consalter.
Para cuidar do sorriso e dos aparelhos tradicionais, é preciso ter uma escova específica e um passador de fio. Já para quem usa a versão móvel, o aparelho deve ser retirado sempre na hora da escovação.

2. Faltar às consultas

O paciente deve comparecer uma vez por mês, no caso de quem usa os tradicionais, para que o tratamento ortodôntico seja concluído dentro do prazo estabelecido pelo dentista e com resultados esperados. São nessas consultas que são realizados os devidos ajustes no aparelho. Cada consulta perdida pode gerar um atraso no tratamento, prejudicar os resultados e ainda aumentar os custos do aparelho, pois o paciente terá que pagar pelo tempo extra e manutenção.

“Até mesmo quem usa aparelho móvel, como os alinhadores invisíveis, deve comparecer às consultas marcadas para que o tratamento seja eficiente e possa ser concluído no prazo estipulado”, alerta a dentista.

3. Alimentos duros e pegajosos

Para evitar a quebra dos bráquetes e mantê-los intactos por mais tempo, é preciso evitar alguns alimentos específicos, que são as principais causas do atraso no tratamento ortodôntico. Evite alimentos como pipoca, amendoins, maçã do amor, caramelo e alguns tipos de carnes. Essas comidas podem grudar nos dentes e no aparelho, dificultando a higiene bucal.  

4. Roer unha e hábitos ruins

Roer as unhas pode ocasionar  atrasos no tratamento ortodôntico, pois causa a quebra dos bráquetes. Também é preciso controlar a mania de morder alguns objetos, como lápis e tampas de caneta. Usar os dentes como ferramenta, seja para abrir tampas de garrafa ou embalagens, são hábitos que devem ser evitados.

“É  fundamental seguir todas as recomendações profissionais durante o processo de alinhamento dos dentes e fugir desses hábitos, que só servem para atrasar o processo” , conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *