Normalmente quem se deita e logo cai no sono, imagina que dorme super bem. Mas, para o médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros, da capital paulista, pode ser exatamente o contrário. “Quando uma pessoa já entra no sono muito rapidamente, pode ser sinal de que ela não está tendo boas noites de sono REM, que é o sono reparador”, diz.

 

O especialista afirma que alguns sinais podem ajudar a identificar se as noites de sono não estão sendo satisfatórias. “Se há presença de ronco, se a respiração está sendo feita pela boca, se o travesseiro acorda babado ou a boca seca e ainda, se há necessidade de ir ao banheiro regularmente durante a noite, podem ser alguns dos sinais de que o sono não está saudável.

 

Quem se identifica ou reconhece algum destes sinais no companheiro (a), é importante verificar se há apneia que pode ser tratada com Cpap – uma máscara que joga ar sob pressão através do nariz e da boca e ajuda a evitar o ronco pois impede a obstrução das vias aéreas e assim proporciona um sono mais saudável. “Ainda há opções de tratamentos que podem ser feitos com aparelho intraoral(móvel) ou até por cirurgias”, revela o médico.

 

Dr. Bruno alerta que quase 30% das pessoas que roncam têm apneia e não sabem. “O problema é a apneia que gera problemas de saúde, aumenta risco de infarto, AVC, altera a pressão arterial e o metabolismo de açúcar e de colesterol, problemas de memória e até de concentração. O ronco em si é só um problema social, mas as noites mal dormidas são um perigo para a saúde e precisam ser tratadas”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *