Com o período de altas temperaturas presente no País, é necessário se atentar a pontos importantes relacionados a saúde. Para conciliar hidratação e uma boa dieta, a nutricionista Silvana Atayde, relacionou dicas de alimentos saudáveis.
 

A nutricionista aconselha a escolha de frutas, verduras e legumes que possuem um alto percentual de água em sua composição, acima de 80%, como: abacaxi, pepino, abobrinha, melancia, laranja, morangos, goiaba, amora, alface, entre outros. “Esses alimentos são uma ótima opção para garantir a hidratação nos dias de calor excessivo já que, além de auxiliarem na hidratação, também fornecem nutrientes para manutenção da saúde” explica a professora.
 

Silvana também comenta sobre a importância da ingestão diária de água. De acordo com as DRI`s (Dietary Recommend Intake) de 2023, os homens de 19 anos ou mais devem ingerir 3,7 litros de água. Para mulheres da mesma faixa etária, o consumo sugerido é de 2,7 litros. “Deve-se considerar que esse valor representa 80% de ingestão de água, enquanto os 20% restantes do consumo de alimentos. Nos dias mais quentes, deve se atender a sensação de sede, mesmo que ultrapasse a recomendação diária” ressalta.
 

Além de água, sucos naturais são ótimas escolhas para manter a hidratação, já que fornecem vitaminas e minerais que auxiliam na regulação das funções do organismo.
 

A nutricionista recomenda frutas e combinações como: abacaxi com hortelã, melancia, morango, laranja com acerola, maracujá e limão. “Para o preparo adequado dos sucos é importante a utilização de água potável, filtrada ou mineral, higienização adequada dos utensílios, mãos e alimentos utilizados, evitar acréscimo de excesso de açúcar e consumir logo após o preparo para evitar a diminuição dos nutrientes. As águas saborizadas com frutas também são uma ótima opção, pois possuem menos calorias e facilitam a aceitação de pessoas que tem dificuldade de tomar água pura”, acrescenta.
 

Para praticantes de exercício físico a água de coco é uma ótima opção. Rica em minerais essenciais como potássio, magnésio e cálcio, auxilia na reposição de líquidos perdidos durante os exercícios, e por ser natural, não contém aditivos ou açúcares prejudiciais à saúde.
 

Na seara de substituições, a professora sinaliza a água gaseificada como ótima alternativa no lugar de refrigerantes e outras bebidas açucaradas. “Água com gás possui a presença de gás carbônico, responsável pelas bolhas de ar em sua composição, podendo conter sais minerais, cálcio, sulfatos, sódio e magnésio”.
 

A professora também apresenta algumas receitas que combinam diferentes frutas para os dias de calor. Confira abaixo:

Suco refrescante de morango com laranja

  • 8 unidades de morango.
  • 100 ml de água de coco.
  • 100 ml de sumo de laranja.
  • Hortelã a gosto.

Modo de preparo:

  1. Higienize os morangos, retire os cabinhos e corte-os em pedaços.
  2. Coloque todos os ingredientes em um liquidificador ou processador e bata até incorporarem.
  3. Com o auxílio de uma peneira, coe o suco.
  4. Sirva com cubos de gelo. Se preferir, acrescente folhas para decorar, como hortelã.

Água saborizada de limão com hortelã

  • 3 limões taiti cortados em fatias finas.
  • 400 ml de água gelada.
  • Hortelã à gosto.
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo:

  • Em uma jarra coloque os limões, a hortelã e a água. Misture bem, depois, acrescente o gelo.
  • Leve para a geladeira.
  • Sirva.
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *