Preparar-se para um envelhecimento ativo e saudável é possível e os cuidados com as mãos também entram nesse pacote. As mãos são uma parte do corpo muito exposta e que, muitas vezes, não recebe a atenção que merece. Com o passar dos anos, devido à ação do tempo e à falta de cuidados, é comum a aparição de manchas e de um aspecto enrugado, por isso precauções específicas para essa área são fundamentais. Janaína Rosa, coordenadora técnica da, destacou algumas dicas sobre cuidados básicos e essenciais para as pessoas na terceira idade.

Atenção com a água

A hidratação do corpo começa de dentro para fora, por isso ingerir água é muito importante. Na terceira idade, esse hábito precisa ser redobrado, já que idosos tendem a sentir menos sede. “A ingestão diária de água necessária é de suma importância e deve ser observada. Cada idoso tem sua necessidade; no geral, para idosos saudáveis a recomendação é de 30 ml por quilo de peso corporal; mas essa quantidade precisa ser avaliada individualmente, principalmente em casos de uso de medicações específicas”, completa a coordenadora técnica.

Hidratação 

É fundamental criar uma rotina de hidratação correta da pele e isso pode ser feito após o banho, quando os poros ainda estão abertos e favorecem uma maior absorção do produto. “Os hidratantes possuem propriedades emolientes que aumentam a camada de gordura da pele. Nesse caso, um dermatologista poderá recomendar a melhor composição para cada caso e necessidade”, afirma. 

Proteção sempre

O uso de protetor solar é indispensável em qualquer fase da vida e com os idosos isso não é diferente. “A exposição ao sol deve ser moderada. Recomenda-se que o banho de sol seja realizado até as 10h ou depois das 16h. Independentemente da exposição direta ou não, é necessário o uso do protetor solar e a reaplicação do produto durante o dia. Isso porque, mesmo dentro de ambientes fechados, a luz emitida por lâmpadas também pode ser prejudicial”, explica. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *