Se o tempo mais frio é propicio para gripes e resfriados, as lavagens nasais podem ser a solução para este inverno. A dica é do médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros.

Dr. Bruno explica ao lavar o nariz é possível remover secreções, micro-organismos e alérgenos existentes na cavidades nasais, além de fazer uma completa limpeza, fluidificação e descongestão nasal. Mas, a dica para fazer isso da maneira correta são as garrafinhas de alto volume, pois associam baixa pressão com alto fluxo.

“Elas devem ser colocadas na ponta do nariz e apertadas suavemente inclinando a cabeça para o lado contrário ao que está lavando enquanto aperta bem suavemente. Assim, o soro escorre um pouco pela outra narina, mas é preciso ter atenção: o jato não deve sair em alta pressão na outra narina e, enquanto o processo acontece, é importante respirar pela boca e ao terminar não assoar o nariz, apenas secá-lo”, ensina. Isto evita que a lavagem gerem dor e desconforto nos ouvidos.

O líquido dentro da garrafinha deve ser o soro fisiológico, pronto ou feito de maneira caseira com 250 ml de água morna filtrada adicionado uma colher de medida (de café) cheia de sal. No mais, o médico fala que a lavagem deve ser feita diariamente, uma vez ao dia, e qualquer pessoa pode – e deve fazer – principalmente na temporada do inverno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *