Você já se perguntou, ao utilizar o banheiro, se estava tudo bem ao notar uma cor diferente na urina? Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, além de eliminar toxinas do corpo, a urina também pode fornecer informações valiosas sobre a saúde e, por isso, requer atenção.

“Alterações na cor da urina podem indicar condições como infecções urinárias, diabetes descompensada, lúpus e síndromes nefróticas”, afirma a Dra. Alessandra Bonilha Gonçalves, médica nefrologista.

Normalmente, quanto mais clara a cor da urina, melhor. Se ela apresentar tons mais escuros, pode indicar desidratação, o que deve servir como alerta para aumentar a ingestão diária de água.

Além da cor amarela, que estamos acostumados, existem outras características que podem ser úteis para diagnósticos mais críticos. A médica explica como as diferentes cores da urina podem transmitir algumas mensagens importantes:

  • Cor avermelhada: essa coloração indica a presença de sangue na urina, o que pode ser um sinal de problemas no fígado, rim, próstata e infecção ou, em casos mais graves, a presença de tumor;
  • Cor alaranjada: assim como a cor amarelada, pode indicar falta de água;
  • Cor amarronzada: pode indicar desidratação severa, insuficiência renal aguda ou problemas no fígado;
  • Cor azulada ou esverdeada: pode apontar a presença de infecção bacteriana;
  • Cor arroxeada: nesse caso, pode indicar altos níveis de cálcio no sangue ou infecção;
  • Cor turva ou com sedimentos: pode ser um indício da presença de bilirrubina, substância produzida no fígado. A urina também pode ficar turva ou com alteração de cor devido à presença de infecção ou bactérias.


A profissional ressalta ainda que muitos medicamentos e alimentos podem alterar a coloração da urina, destacando, assim, a importância de buscar sempre o apoio especializado em caso de dúvidas. Nessas situações, as mudanças na cor geralmente são temporárias. Somados às cores, outros aspectos também podem relatar enfermidades. Um exemplo é a presença de espuma.

“Geralmente, a espuma pode aparecer devido à alimentação, mas desaparece logo, na maioria dos casos. No entanto, se a espuma persistir após urinar, isso pode indicar a presença de proteínas, sugerindo lesões renais”, afirma Dra. Alessandra. “Doenças como diabetes tipo 1 ou tipo 2 também podem causar espuma na urina, pois afetam o funcionamento dos rins. Essa característica também pode indicar nefrites, que são inflamações nos rins”, complementa.

De qualquer forma, para evitar complicações, é essencial manter-se hidratado(a) com água. A recomendação é o consumo de 2 litros diários, mas, para pessoas com 50 anos ou mais, ou que tenham doenças como insuficiência cardíaca ou renal, é imprescindível seguir a orientação médica ou de um nutricionista quanto a quantidade diária de ingestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *