Não foi apenas a rotina do brasileiro que mudou com a pandemia da COVID-19, mas suas pesquisas no Google também. De acordo com a ferramenta Google Trends, nos últimos anos foi notado um aumento na busca por alimentos e hábitos mais saudáveis e sustentáveis. Seja pela supervalorização estética do corpo, impulsionada pelo padrão imposto pelas redes sociais ou pelo genuíno desejo de melhorar a saúde através da alimentação e hábitos mais saudáveis, a verdade é que o primeiro passo para essa mudança de vida, deveria ser o acompanhamento médico com um especialista para auxiliar nesse processo.

No entanto, uma dúvida muito frequente entre aqueles que procuram ajuda profissional é: “A quem devo recorrer?”. A falta de informação sobre a indicação do profissional ideal para cada necessidade e objetivo, acaba dificultando a busca pelo atendimento, diagnóstico e tratamento mais assertivo e levando muitos a aderirem a práticas disseminadas internet à fora, sem o menor respaldo médico.

A nutróloga e especialista em medicina integrativa, Dra. Esthela Oliveira afirma que além de perda de tempo, procurar meramente a internet para lidar com um problema de saúde ou melhorar sua qualidade de vida, pode ser perigoso e o ideal é buscar ajuda médica sempre. Segundo a médica, “Um check-up inicial pode ajudar seu médico a entender melhor suas necessidades e te direcionar ao o especialista correto”, comenta a Dra.

Esthela explica que quando o assunto é emagrecimento saudável, existe quem tenha dúvida se deve procurar um nutrólogo ou nutricionista. “Para desmistificar o assunto precisamos entender que o nutrólogo possuí formação em medicina e especialização na ciência da nutrologia, podendo avaliar sua saúde como um todo, enquanto o nutricionista é formado em nutrição e pode focar em um programa alimentar específico para cada objetivo”, esclarece a médica.

Pensando nisso, a especialista a ajudou a explicar a área de atuação de cada profissional, para que fique mais fácil entender com qual deles se consultar em cada situação:

Nutricionista

O nutricionista é um profissional da área da saúde que estuda sobre o impacto dos alimentos no organismo humano, ou seja, ele busca promover uma melhor qualidade de vida através da alimentação e conscientização a respeito daquilo que é ingerido no corpo.

“Nutricionistas tem como objetivo fazer uma avaliação nutricional do paciente, investigando os hábitos do estilo de vida de cada indivíduo e identificar qualquer carência de vitaminas ou nutrientes”, explica Dr. Esthela. A partir disso, o especialista pode desenvolver um plano alimentar que supra as necessidades de cada corpo, combinando a proporção adequada de calorias e nutrientes com o objetivo do paciente. Nos casos em que há alguma deficiência nutritiva, o nutricionista pode receitar suplementos e manipulados para complementar a alimentação do paciente.

Quando o paciente possui uma patologia mais severa, a qual seja necessária introdução de um medicamento, deve-se direcioná-lo ao nutrólogo, para um tratamento multidisciplinar e integrado.

Nutrólogo

A função de um nutrólogo consiste no tratamento e prevenção de doenças causadas por maus comportamentos alimentares. Esse é o profissional mais indicado quando se trata de diagnósticos mais complexos como anorexia, bulimia, diabetes e obesidade. Por isso, é fundamental a investigação laboratorial.

Os nutrólogos também são responsáveis por acompanhar a evolução de pacientes que passam por cirurgias invasivas, uma muito comum é a cirurgia bariátrica. Normalmente esses especialistas trabalham em conjunto com uma equipe médica multidisciplinar, por tratarem de casos mais delicados.

Diferente do nutricionista, o nutrólogo possuí formação médica, o que possibilita a prescrição de medicamentos e hormônios quando se faz necessário. “Ele possui todos os recursos necessários para garantir o bem-estar do paciente como um todo”, explica Esthela Oliveira- especialista em nutrologia e medicina integrativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *