Aquecer os pés nestes dias de inverno não trazem só bem-estar. Além de aquecer o corpo todo, o escalda-pés promove relaxamento, melhora a circulação sanguínea e movimenta a energia QI, que é descrito em termos de yin e yang, que representam as qualidades opostas da energia do nosso coro.

Os seres humanos são considerados saudáveis quando o QI que circula em cada meridiano é balanceado de acordo com o yin e yang, em quantidade suficiente e movendo-se livremente na direção correta. Quem explica é o farmacêutico homeopata Jamar Tejada (Tejard).

O especialista lista alguns ingredientes que podem ser utilizados em escalda pés e as indicações:

  • Sal grosso: ajuda a drenar o excesso de líquido e reduzir o inchaço;
  • Lavanda, melissa, camomila, capim-limão: por ter ação relaxante estimulam o sono;
  • Arnica: ajuda a diminuir as dores musculares comuns dos dias mais frios;
  • Calêndula: possui ação antisséptica e antibacteriana importantes para evitar gripes e resfriados;
  • Hortelã e menta: combatem os radicais livres e são ricos em propriedades antibacterianas e antivirais;
  • Arruda: ativa a circulação que fica comprometida em dias mais frios;
  • Óleo essencial de eucalipto:Por ser rico em uma substância chamada cineol, é um potente expectorante das vias respiratórias, dissolvendo mucos e o ajudando em gripes, resfriados e peito cheio, além de útil em otites e bronquites crônicas. Tem ação bactericida, adstringente, antisséptica e antifúngica e pode ser usado no tratamento de asma, dor de garganta e febre.

Para preparar o escalda pés, Jamar ensina como fazer do modo correto. “Coloque todos os ingredientes em um recipiente, de preferência uma bacia e acrescente água quente o suficiente para deixar o pé inteiro submerso. É importante estimular sua sola do pé com o vapor quente da água que sai da bacia e ainda deixar o pé descansando nesta água por pelo menos 15 minutos”, finaliza o especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *