Determinadas bebidas são aliadas do emagrecimento. Sucos e chás com efeito diúretico e termogênico estão entre elas. Tais líquidos aceleram o metabolismo e amenizam a retenção de líquido, promovendo, consequentemente, a diminuição do inchaço e a promoção da saúde. As informações são do site Metrópoles.

“As bebidas com efeito termogênico, que acelera o metabolismo e potencializa a queima de gordura, ainda podem ter propriedades antioxidantes, facilitadoras do trânsito intestinal”, sublinha a nutricionista funcional e esportiva Andréa Marim.

A expert ressalta, entretanto, que as bebidas, se consumidas com o intuito de promover o emagrecimento, devem ser degustadas sem açúcar e com uma proporção equilibrada de fruta e água.

Pós-graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e com especialização em modulação intestinal, a também nutricionista Viviana Navarro revela quais frutas têm mais efeito diúretico, ou seja, as mais potentes na eliminação do sódio e, por consequência, no controle da retenção. “Abacaxi, melão, melancia e limão, frutas com maior concentração de água”, elucida.

A profissional lista, ainda, raízes, especiarias e sementes que, quando adicionadas às bebidas, potencializam os benefícios para o emagrecimento. “Gengibre, canela e chia são boas opções. A última, inclusive, por ser rica em ômega 3 e fibras, ajuda a controlar as taxas de colesterol, além de garantir saciedade”, atesta.

Divulgação

A seguir, aprenda a receita de cinco bebidas aliadas da perda de peso, de acordo com as especialistas:

Suco detox

Ingredientes
400 ml de água
2 limões espremidos
1 rodela de gengibre
Hortelã e morangos (ou outra fruta vermelha de sua preferência) à vontade

Modo de preparo
Em um recipiente, coloque 400 ml de água. Acrescente o suco dos limões e o gengibre ralado. Adicione os morangos e a hortelã a gosto. Antes de servir, coe. Caso necessário, adoce com eritritol.

Suco de coco e kiwi

Ingredientes
400 ml de água de coco
2 kiwis
1 rodela de gengibre
Sumo de 1 laranja
1 fatia de melancia

Modo de preparo
Em um recipiente, coloque a água de coco e acrescente o gengibre ralado com o sumo da laranja, os kiwis e a melancia. Coe. Caso necessário, adoce com eritritol.

Chá termogênico

Ingredientes
600 ml de água
1 colher (sopa) de hibisco, cavalinha ou chá-verde
Cravo, canela e gengibre a gosto

Modo de preparo
Ferva a água e as especiarias por cinco minutos. Desligue o fogo e coe. Acrescente a colher de sopa da erva escolhida e tome três vezes ao dia até às 17h, para não prejudicar o sono com a diurese.

Suco de melancia com chia

Ingredientes
4 xícaras de melancia sem sementes e picada
1 colher (sopa) de sementes de chia;
1 xícara de água
Gelo à vontade

Modo de preparo
No liquidificador, bata a melancia, as sementes de chia e a água. Adicione o gelo. Use adoçante, caso necessário, e sirva em seguida.

Suco de melão, limão e gengibre

Ingredientes
3 fatias médias de melão
20 gramas de gengibre
½ unidade de sumo de limão.
100 ml de água

Modo de preparo
Corte o melão em pedaços pequenos. Em seguida, rale o gengibre. Bata todos os ingredientes no liquidificador, com 100 ml de água, por 5 minutos. Caso necessário, use adoçante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *