A respiração adequada é essencial para a saúde e bem-estar. No entanto, perdemos a capacidade de respirar corretamente, com graves consequências, principalmente, para as crianças. A ortodontia integrativa tem se preocupado com o assunto e desenvolvido métodos que contribuem para uma mudança de comportamento.

Dra. Vivian Farfel, especialista em odontopediatria, ortopedia e ortodontia, ressalta que a respiração correta é realizada exclusivamente pelo nariz de maneira calma, leve, tranquila, relaxada, regular e fácil. Mas, quando as crianças adotam uma postura de boca aberta, a respiração passa a ocorrer pela boca e é muito prejudicial para o desenvolvimento da face, dentes e vias aéreas superiores.

“É preciso tratar desse problema logo na infância. Caso contrário, esse hábito pode provocar características faciais anormais e vias aéreas comprometidas na fase adulta, promovendo uma vida inteira de problemas de saúde”, alerta a especialista. De acordo com estudos internacionais, a respiração oral está presente em mais de 50% das crianças, com maior incidência em meninos, cerca de 60%, do que em meninas, aproximadamente 40%.

Entre as consequências de uma respiração inadequada está o crescimento facial anormal. A dra. Vivian Farfel explica que, se a boca estiver aberta, a gravidade puxa a face para baixo, resultando em maxilares estreitos, dentes apinhados e uma face achatada que leva a uma redução da largura das vias aéreas superiores.

“Essa via aérea estreita causa distúrbios respiratórios do sono ao longo da vida, incluindo ronco, bruxismo, apnéia do sono e insônia. Com isso, a concentração e a atenção serão afetadas e as crianças podem ter até dez vezes mais risco de dificuldades de aprendizagem e problemas comportamentais, sendo algumas vezes diagnosticadas erroneamente com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)”, explica a odontopediatra.

De acordo com a especialista, o hábito contribui ainda para a má saúde bucal, cáries e halitose. Além de poder causar problemas respiratórios como asma, rinite e sinusite. E, futuramente, alergias, diabetes, enxaqueca, pressão alta, desequilíbrio hormonal, eczema, entre outros possíveis riscos à saúde. Inclusive problemas neurológicos como ataques de ansiedade, estresse, pânico e depressão.
 

“Mas é possível melhorar os padrões respiratórios funcionais de forma técnica, com exercícios que ajudam a descongestionar o nariz e a passar para a respiração nasal”, esclarece a ortodontista. Ela diz que a aplicação do método é direta e os pacientes já sentem os benefícios dentro de alguns dias, como respiração mais fácil, sono mais profundo, mais energia, redução de congestão nasal, juntamente com aumento da sensação de calma.


“Os exercícios são simples e ensinados a todas as crianças com mais de quatro anos de idade e todos os adultos, independentemente do estado de saúde”, conlcui a dra. Vivian Farfel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *