Saber iniciar, desenvolver e encerrar um assunto é uma habilidade importante em nosso dia a dia, porque dessa maneira conseguimos construir bons relacionamentos profissionais.

Além disso, melhora a autoestima e autoconfiança, porque em alguma oportunidade de iniciar uma conversa com um desconhecido, como um novo cliente, ou até mesmo participar de um evento de networking, saber quebrar o gelo e iniciar um assunto traz muito mais segurança.

Segundo Fernanda de Morais, fonoaudióloga mentora e especialista em comunicação e oratória, para vencer a timidez e a dificuldade de conversar com as pessoas, o primeiro passo é mudar o mindset (pensamento), pois quando conversamos não é necessário fazer um grande discurso. As melhores conversas são aquelas que além de falar, escutamos com atenção.

Dessa forma, mesmo sendo tímido é possível saber conversar e deixar uma boa impressão na outra pessoa se interessando genuinamente por ela.

Para algumas pessoas, construir uma boa conversa pode ser desafiador, porém seguindo alguns passos, é possível estabelecer uma ótima conexão. Primeiro, encontre algo em comum com a outra pessoa. Pode ser profissão, filhos ou interesses, por exemplo. Este é um ótimo passo para ter assunto. Depois, demonstre interesse pelo outro por meio do olhar, com acenos de cabeça e fazendo perguntas pertinentes para entender com mais detalhes um assunto. Na sequência também é interessante compartilhar exemplos pessoais do assunto que estão conversando. Lembre-se de ser natural e espontâneo.

“Antes de escolher o assunto seja observador, pois não adianta trazer um assunto que seja irrelevante ao ouvinte. Dessa forma, observe o que a outra pessoa gosta de falar ou fazer e explore isso por meio de perguntas abertas (como, por que, quando, de que forma), assim, você dará a chance da outra pessoa discorrer sobre esse assunto”, destaca Fernanda de Morais.

Para finalizar, a especialista compartilha 10 dicas para desenvolver uma boa conversa:

1.      Saiba escutar e evite interromper

2.      Faça perguntas abertas

3.      Evite distrações

4.      Use uma linguagem corporal positiva: sorria e mantenha uma postura aberta

5.      Fale com clareza

6.      Varie a sua voz de acordo com o assunto

7.      Evite julgamentos precipitados sobre a outra pessoa

8.      Compartilhe experiências pessoais

9.      Respeite a opinião da pessoa, mesmo que seja diferente da sua

10.  Encerre a conversa de forma amigável agradecendo pela conversa

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