Se você já sofreu com unha encravada, sabe o quão dolorosa e desconfortável pode ser essa condição. Chamada popularmente de unha encravada, a onicocriptose é um problema que afeta principalmente o dedão do pé e ocorre quando o canto da unha cresce e penetra na carne, causando inflamação, vermelhidão e pus, além de toda dor e desconforto, mas também pode afetar qualquer dedo.

Mas você sabia que essa condição pode ser causada por diversos fatores, como a deformação da pisada, uso excessivo de sapatos apertados, fatores genéticos, entre outros? E que muitas pessoas tentam resolver o problema em casa, de maneira errada e perigosa, podendo causar complicações e até deformação na unha?

Para ajudá-lo(a) a entender melhor a unha encravada e como resolvê-la de maneira segura e eficaz, conversamos com a especialista em Podologia, Saúde do Pés e Reflexologia, Marta Botelho, que explicou os sinais e sintomas da condição, os principais fatores que a causam e os tratamentos mais indicados.

Segundo Marta, os sinais e sintomas da unha encravada são facilmente observáveis, incluindo desconforto, dor, inchaço e vermelhidão na unha afetada, além de sangramento e pus em casos de inflamação. Por isso, é importante procurar um Podólogo para fazer o corte certo na unha, além de todo o procedimento de maneira higiênica e segura, evitando complicações.

Entre as causas da unha encravada estão:

• O uso excessivo de sapatos apertados, 

• A prática de alguns esportes, como corrida e futebol,  

• O corte errado das unhas, 

• E fatores genéticos e uso de meias sintéticas ou apertadas. 

A especialista, Marta Botelho, destaca ainda que pessoas diabéticas devem ter atenção redobrada, pois correm um risco maior de complicações.

Ela diz que para desencravar a unha, é necessário procurar um Podólogo, que pode indicar a higienização através de soluções antissépticas para diminuir a inflamação, desde que não haja maiores complicações. 

Caso o quadro piore, pode ser necessário realizar um procedimento cirúrgico para resolver definitivamente o problema.

Se você sofre com unha encravada, não deixe de buscar ajuda especializada e evite tentar resolver o problema em casa. Com os cuidados certos, é possível resolver essa condição de maneira segura e eficaz, garantindo mais conforto e bem-estar para seus pés.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *