Você certamente já conheceu alguém que, quando sorri, expõe excessivamente a gengiva. Essa condição é chamada de sorriso gengival e desvaloriza o aspecto dos dentes, além de alterar a simetria da face. Mas esta questão pode ser resolvida facilmente através de uma cirurgia simples, realizada até em um consultório dentário.
“A gengivoplastia como é chamada profissionalmente é a técnica de retirada do tecido gengival cervical com a finalidade de corrigir o excesso de gengiva sobre os dentes, ou seja, remodelar a gengiva para que o dente apareça mais e a gengiva fique simétrica e suas bordas fiquem mais arredondadas”, explica a dentista Dra. Pamela Pironi.
Dra. Pamela afirma que a maioria das pessoas tem assimetria gengival, onde os dentes anteriores tem um nível mais alto do tecido gengival do que os dentes posteriores, que por sua vez tem o nível gengival mais baixo deixando o sorriso com efeito de assimetria gengival.
Ela esclarece para quem o procedimento é indicado. “A gengivoplastia é uma opção de tratamento, para pessoas que apresentam sorriso gengival, condição em que as gengivas aparecem demais quando se sorri. Isso acontece porque ela sobrepõe excessivamente os dentes, inclusive, deixando a impressão de que eles são pequenos demais”.
Essa cirurgia plástica pode ser realizada através do bisturi convencional com lâmina apropriada. E também pode ser utilizado com o bisturi elétrico laser.
“As duas técnicas são eficientes. Eu indico bisturi manual e lâmina adequada para os casos onde a remoção de tecido é maior onde posteriormente os dentes serão recobertos com as lentes e laminados de porcelana.E o bisturi elétrico laser quando a remoção do tecido for menor, ou seja apenas para um contorno estético onde o paciente não pretende colocar lentes ou laminados de porcelana por que está satisfeito com sua estética dental”.
A profissional diz que costuma também fazer o procedimento nos pacientes que vão colocar lentes de contato. “Eu utilizo muito gengivoplastia no tratamento estético para poder iniciar o tratamento com as lentes e laminados de porcelana em meus pacientes, onde preciso deixar o sorriso simétrico, alinhado e com as bordas da gengiva bem arredondadas”.
“Existem casos em que a gengivoplastia também pode ser realizada juntamente da gengivectomia. Esse segundo procedimento também é uma pequena cirurgia, mas que tem o objetivo de remover o excesso de osso sobreposto ao dente, para uma melhor simetria biológica”, completa.
O pós-operatório não costuma apresentar complicações, segundo Dra. Pamela. “A recuperação das duas técnicas tendem a ser tranquilas, porque o tecido gengival tem uma resposta de cicatrização e reparação muito rápida. Sempre preconizo aos meus pacientes evitar esforços físicos mais intensos, evitar alimentos quentes e duros, dar preferência para alimentos frios para gelados e macios. A higiene e medicações precisam ser seguidos perfeitamente para o sucesso da cirurgia”.
“Viu só como a plástica gengival pode transformar o sorriso ao corrigir imperfeições na gengiva? É uma técnica rápida, segura realizada no consultório, não precisa de pontos e apresenta excelentes resultados”, finaliza.
CONTINUE LENDO →