A falta de noites bem dormidas para muitas pessoas é uma realidade e, em geral, isso pode causar malefícios à saúde e estimular a falta de bem-estar diário. Pesquisas indicam que os malefícios de dormir mal são muitos. A privação de sono crônica pode aumentar os riscos de hipertensão, AVC, diabetes, depressão ou mesmo engordar. 

As causas da insônia são multifatoriais, quando esta é originada por distúrbios respiratórios, o fisioterapeuta pode auxiliar na melhoria da qualidade de vida desses pacientes, proporcionando conforto e estabilidade hemodinâmica durante o sono, o que proporciona menos despertares noturnos e a mitigação de riscos à saúde. 

O acompanhamento deve ser procurado quando surgirem sinais e sintomas como episódios de ronco, engasgo, falta de ar, taquicardia, dentre outros. O tratamento fisioterapêutico no sono é baseado na desordem respiratória durante esta fase. 

“O profissional atua para adaptar os pacientes aos aparelhos de pressão positiva nas vias aéreas, melhorando as trocas gasosas nos alvéolos pulmonares. Executando acompanhamento a curto, médio e longo prazo, a fim de fazer possíveis adaptações e avaliar as melhorias alcançadas”, pontua a fisioterapeuta Kaliane Pamponet.

Ainda segundo a fisioterapeuta, para melhor condução dos aparelhos respiratórios que são usados nestes distúrbios é essencial que o profissional seja especialista em Terapia Intensiva ou em Fisioterapia Cardiorrespiratória. “Vale ressaltar que os distúrbios do sono são frequentes na população em geral e os cuidados demandam de uma equipe multidisciplinar”, finaliza Kaliane.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *