Presentes no cotidiano de uma grande parcela da população, os óculos de grau são instrumentos criados para corrigir erros refrativos – como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia –, e melhorar a qualidade de vida do usuário, permitindo que ele viva de forma integrada ao ambiente e à sociedade. Porém, em alguns casos, o uso dos óculos pode gerar um grande desconforto, sobretudo quando é preciso conviver com efeitos desagradáveis, como o famoso efeito “fundo de garrafa”, em que os olhos parecem distorcidos por trás das lentes.

Além da tecnologia cada vez mais avançada no desenvolvimento de lentes, orientações simples na hora de escolher seus óculos também podem minimizar a sensação de enxergar pelo fundo de uma garrafa. Confira abaixo algumas delas: 

  1. Escolha uma armação adequada para alta miopia: quanto menor o aro da armação, mas finas as lentes podem ficar, já que as lentes para miopia são mais finas no centro e mais grossas nas bordas. Então, na montagem dos óculos, quanto maior é o tamanho do aro, mais próximo da borda é feito o recorte da lente. Além do tamanho da armação, o aro fechado e as bordas mais grossas também ajudam a disfarçar a espessura da borda da lente.
  2. Prefira lentes de resina: as lentes de resina são mais leves e resistentes do que as lentes de cristal, que por conta do material são mais frágeis e quebram facilmente. Além disso, as lentes de cristal são mais pesadas e desconfortáveis no uso.
  3. Utilize lentes de alto índice de refração: o índice de refração quantifica o poder da matéria-prima da lente de mudar a direção dos raios de luz, e assim, acertar o seu foco. Desta forma, quanto maior o índice de refração, menor a espessura necessária para corrigir o erro refrativo. Os índices de refração mais comumente recomendados para quem tem alto grau são: 1.67, 174 e 1.76.
  4. Evite fazer rebaixamento de borda: a prática consiste no lixamento para que lentes de alto grau fiquem artificialmente mais finas. Essa ação acaba deixando o efeito “fundo de garrafa” ainda mais nítido e o usuário pode perder completamente a visão periférica, tornando as atividades do dia a dia, como subir e descer escadas ou dirigir, muito perigosas.

Atualmente, existem no mercado opções de lentes de resina capazes de proporcionar um maior conforto e eliminar o efeito de “fundo de garrafa”. A tecnologia presente nessas lentes permite que elas sejam pelo menos 30% mais finas que as lentes para alto grau mais comuns existentes no mercado brasileiro. “Existe uma importante questão relacionada à autoestima na utilização dos óculos. Reduzir ou eliminar esse efeito é, para muitos, tão importante quanto uma boa correção da visão, já que inúmeras pessoas deixam de ver e serem vistas por conta da vergonha no uso de lentes mais grossas”, explica Makoto Ikegame.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *