Existem muitas razões pelas quais as pessoas podem se sentir cansadas, mesmo mantendo práticas saudáveis regulares e se alimentando bem. A avaliação hormonal é uma ferramenta importante na medicina, pois permite que os médicos e profissionais da saúde obtenham informações valiosas sobre o funcionamento do corpo e possíveis desequilíbrios hormonais.

Dr. Thiago Viana, médico com foco na medicina esportiva e qualidade de vida, é um dos expoentes sobre o assunto e explica sobre a importância da avaliação hormonal e ajuda os pacientes a entender sobre o tema, indicando o tratamento adequado e personalizado. “O cansaço e fadiga podem ser, por exemplo, por baixa testosterona. Por serem sintomas bem genéricos, temos que avaliar todo o contexto da pessoa para concluir um diagnóstico e começar o tratamento”, explica.

Os hormônios são substâncias químicas produzidas por glândulas no corpo, que controlam muitas funções do organismo, incluindo o metabolismo, o crescimento e o desenvolvimento, o humor e o comportamento sexual. 

Por isso, o médico destaca que os mais comuns nesse tipo de reposição são a testosterona, o estradiol e a progesterona. “Em mulheres, podemos utilizar estes três hormônios ou até mesmo incluir outros tipos, como a gestrinona, utilizada também para tratamento de doenças ginecológicas e melhora da imunidade. Já no caso dos homens, a reposição tem a função de trazer mais disposição, vitalidade, entre outros benefícios”, explica Viana.  

O implante hormonal é mais uma importante forma de reposição hormonal, assim como já existe a oral e em gel, a grande vantagem da aplicação implante é a comodidade do paciente em permanecer com o hormônio sendo liberado diariamente, na dose certa,  durante um período de seis meses. Após o implante, feito com anestesia local, é esperado um ganho de massa muscular e melhora da disposição, qualidade de vida e melhora da libido. Em resumo, o Dr. Viana diz que a reposição hormonal traz um prolongamento da vida útil no âmbito social, sexual e profissional. 

É importante ressaltar que uma avaliação hormonal deve ser realizada por um médico ou profissional de saúde capacitado, que avaliará os resultados dos exames em conjunto com outras informações clínicas para fazer um diagnóstico preciso e prescrever o tratamento mais adequado. Além disso, uma avaliação hormonal também pode ser usada para monitorar a eficácia do tratamento e ajustar a dose dos medicamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *