Em uma época em que é muito comum se comparar com o outro em relação ao corpo e imagem, especialmente por conta das redes sociais, se faz cada vez mais necessário tomar certas precauções para não ficar preso a padrões estéticos, principalmente quando o desejo é mudar os hábitos e emagrecer.

“Quando falamos em perder peso de forma saudável, precisamos levar em consideração o conceito da beleza consciente. Cada pessoa tem uma estrutura, um biotipo e o seu próprio padrão. A gente sabe que a estética também é importante e muitas vezes é isso que motiva inicialmente o indivíduo, então precisamos encontrar uma forma de equiparar os desejos, trazendo um olhar de saúde tão relevante quanto o da estética”, explica Edivana Poltronieri, especialista em emagrecimento saudável.

A profissional ainda conclui que existe um mantra que pode ser aplicável para todas as pessoas que passarão por este processo e que ajuda a deixar de lado apenas aquele anseio de se ter o ‘corpo perfeito’: “Cuidar da saúde mental e do bem-estar pessoal não é apenas sobre perder peso, é sobre ganhar vida”, finaliza.

Para conseguir emagrecer de forma saudável, Edivana pontua que é necessário um acompanhamento com especialistas e orientação adequada, mas que existem alguns passos importantes que também podem ajudar nesse processo. Confira abaixo:

:: Começar aos poucos e com equilíbrio

Engana-se quem acredita que só terá resultados se mudar toda a sua vida e rotina de um dia para o outro, quando na verdade, ir aos poucos e respeitando o seu próprio tempo pode ajudar a obter bons rendimentos no processo de perda de peso. “É importante inserir os novos hábitos saudáveis de forma equilibrada no dia a dia, começar parando de ingerir certos alimentos e quantidades, depois ir para uma alimentação mais saudável e assim por diante. Dessa forma, é possível fazer com que essas mudanças sejam mais duradouras, ganhando realmente uma vida mais saudável”, conta Edivana.

:: Procurar fazer exercícios e atividades que deem prazer

Hoje em dia existem muitos tipos de exercícios e atividades físicas que podem ser praticadas, como a musculação, esportes, danças, entre outros. Por isso, é super relevante optar por alguma modalidade que faça sentido com gostos e personalidade. “Respeitar a individualidade e limite pessoal, pode ajudar de forma benéfica para a jornada de emagrecimento, pois quando a gente realiza atividades que nos dão prazer, além de queimar calorias, estamos alimentando a saúde da nossa mente e do corpo. No processo de emagrecimento, a atividade física ajuda também na melhora da condição física, do funcionamento biológico e diminui o risco de doenças cardiovasculares”, ressalta a especialista.

:: Ter um comprometimento com os novos hábitos alimentares

Edivana conta que durante a jornada de emagrecimento, ter uma rotina equilibrada facilita a perda de peso. “Ao regularizar o organismo, ter um horário correto para comer e se manter nutrido, seguindo um plano alimentar elaborado por um profissional, ajuda a manter o metabolismo acelerado e avisar o cérebro que o corpo pode queimar calorias, isso porque o corpo as gasta mesmo em repouso. No entanto, é preciso manter um déficit calórico acentuado e supervisionado por um nutricionista e não deve estocá-las”, explica a profissional.

:: Beber água

Pode parecer clichê, mas beber água regularmente traz diversos benefícios para o corpo, fazendo grande diferença para a perda de peso. “A água é vital para o nosso corpo, já que ela auxilia na absorção de nutrientes, transporta as vitaminas por todo o organismo e contribui para um bom funcionamento geral de todos os órgãos”, indica Edivana.

:: Cuidar da saúde mental

Cuidar da saúde mental ajuda a ter autocontrole e bem-estar, condições importantes para obter bons resultados ao passar pelo emagrecimento. “A mente e o corpo precisam estar em harmonia, ambos sendo cuidados igualmente e diariamente. Não dá para pensar apenas em um ou no outro, pois se a nossa mente está fragilizada, geralmente compensamos na alimentação. E se focamos apenas no corpo, podemos desenvolver problemas sérios, como ansiedade. Por isso, exercitar também o ato de não se comparar a padrões, fará com que cada pessoa encontre o seu próprio caminho”, explica a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *