O estresse é uma resposta natural que precede uma ação importante para o indivíduo, sendo, muitas vezes, atribuído ao nervosismo ou sobrecargas físicas e mentais. O Brasil está entre os países com maior índice de estresse do mundo, com 70% da população ativa que apresentam algum sintoma da doença, segundo estudo realizado pela ISMA-BR (Associação Internacional de Gerenciamento de Estresse Brasil).

A prática de atividades físicas pode ser essencial para ajudar a reduzir o nível de estresse no organismo, por conta do estímulo e liberação de substâncias que relaxam e trazem a sensação de bem-estar, como a serotonina e a endorfina. Uma das modalidades que contribui para isso e tem ganhado cada vez mais praticantes é o boxe, que alia a defesa pessoal ao condicionamento físico, coordenação motora e fortalecimento da musculatura, além de um dos melhores esportes para quem precisa extravasar a pressão do dia a dia e procura fazer isso de forma direcionada.

De acordo com Alexandre Brufatto, com pequenos circuitos que misturam golpes de boxe com treino funcional, a atividade é uma das que mais trazem benefícios no combate ao estresse, seja ele físico ou mental. “No quesito psicológico, o boxe trabalha, entre outras questões, a socialização, melhora a autoconfiança e o desenvolvimento social e cognitivo. Já no físico, atua como grande aliado na perda de peso, visto que é uma atividade que ativa diversos grupamentos musculares, além de realizar trabalhos de velocidade e potência, gerando um alto gasto calórico” comenta.

Pensando nisso, o profissional separou os principais benefícios do boxe para quem deseja ter uma vida física e mentalmente mais saudável. Confira:

1. Aumento da autoestima

A prática libera hormônios que dão prazer, como a serotonina e a endorfina e, consequentemente, auxilia no aumento da autoestima das pessoas. “Os exercícios intensos auxiliam na aceleração do metabolismo e no gasto calórico, diminuindo a gordura corporal, dependendo da intensidade dos movimentos, e de fatores como o seu condicionamento físico, já que uma hora de prática pode queimar até 1000 calorias” explica Alexandre. “Isso é um grande aliado no aumento da autoestima, uma vez que a pessoa se sente mais satisfeita com o seu próprio corpo e com o que vê diante do espelho. A autoestima elevada pode ser um grande aliado no combate à ansiedade e depressão, bastante ligadas ao estresse”, explica Alexandre.

2. Melhora no foco

No boxe, os movimentos repetitivos, como os socos em sacos de pancadas, ajudam muito na redução de estresse e também na concentração. Segundo Bruffato, o exercício depende da atenção do aluno para realizar e acertar cada movimento. “A atenção que o praticante tem que ter para aprender e executar as sequências propostas durante a aula é muito importante e isso ajuda a não focar em algo que causa raiva ou desânimo, que pode desencadear em um quadro ainda maior de estresse naquela pessoa”, ressalta.

3. Canaliza algo ruim que afeta o praticante

Praticar exercícios pode ser bastante terapêutico. “O boxe pode servir de escapatória para fugir de algo que incomoda e traz sentimentos ruins, sendo uma grande ferramenta no alívio da tensão do dia a dia e que trará melhora na sua saúde mental”, comenta o profissional. “Além disso, ajuda a extravasar sentimentos negativos, justamente pela liberação dos hormônios que melhoram o humor e a sensação de bem-estar, combatendo, de maneira mais efetiva, o estresse.

4. Ajuda a aliviar a ansiedade

O boxe pode ser também um grande aliado para quem sofre de ansiedade, por ser um exercício que depende de bastante atenção e que ajuda na melhora da autoestima. “Nos treinos, o praticante deve estar sempre atento às tarefas, técnicas dos golpes e nas sequências propostas, o que faz com que ele se concentre mais, não perca o foco na aula e consiga, sem perceber, controlar sua ansiedade”, explica Alexandre.

O profissional ainda ressalta sobre a importância da sequência de exercícios aplicados no esporte para ajudar a diminuir o estresse. “Todos os movimentos do boxe são importantes, mas a grande sacada no alívio desse sentimento são as diversas combinações dos golpes que trabalhamos durante a aula”, conta. Para quem quer iniciar no esporte, a prática do exercício é recomendada de uma a duas vezes na semana. “Dessa forma, o praticante adapta sua musculatura de maneira mais orgânica e, conforme for adquirindo condicionamento, a frequência semanal pode ser aumentada”, finaliza Bruffato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *