Segundo a sociedade brasileira de Diabetes (SBD), cerca de 13 milhões de pessoas possuem essa patologia no Brasil, e esse número tende a aumentar anualmente. O diabetes é uma doença que afeta o nosso organismo, trazendo diversos problemas. Além disso, desperta uma grande preocupação das autoridades da saúde pública devido a sua mortalidade.

Para aqueles que sofrem de diabetes, é extremamente importante estar sempre ligado com seus níveis de açúcar no sangue, e sempre ficar em dia com a saúde para não se prejudicar ainda mais.

“O pilates é um ótimo aliado no tratamento, pois o método acelera o metabolismo e no fortalecimento muscular, ajudando na queima calórica e proporcionando inúmeros outros benefícios. Desta forma, ele auxilia no tratamento da diabetes de forma eficaz, fazer exercícios e ter uma alimentação saudável são a base para o tratamento. ”, explica a fisioterapeuta.

A maioria das pessoas sabe da importância da realização de atividades físicas para a saúde. No entanto, com os níveis de sedentarismo se mantendo cada vez mais altos, fica nítido o quanto nem todo mundo toma alguma atitude quanto a isso. Esse problema é ainda mais grave quando falamos de pessoas com diabetes.

“Um dos reflexos da prática de exercícios é o controle da glicose do organismo, algo fundamental para o bem-estar de quem tem diabetes. Também é um ótimo caminho para controlar a obesidade e o estresse. Nesse sentido, o pilates se mostra como uma excelente alternativa para quem deseja começar a se movimentar. ”, comenta Ana Luisa Marçal.

Abaixo, a fisioterapeuta traz alguns benefícios dessa prática para os diabéticos, confira:

  • Aumento da massa muscular; 
  • Aumento do gasto energético diário;
  • Melhora a circulação arterial e função intestinal;
  • Contribui para a aceleração do metabolismo;
  • Aumenta a resistência;
  • Melhora os níveis glicêmicos do sangue;
  • Combate a obesidade;
  • Diminui o estresse; 
  • Reduz riscos de problemas no coração.

“Mas lembrando que, para quem possui essa condição, é importante ser acompanhado por um especialista, e fazer uma avaliação rigorosa antes de iniciar qualquer exercício”, conclui Ana Luisa Marçal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *