Desde uma má postura até uma condição de saúde mais séria, como uma hérnia de disco, podem causar dores nas costas. Não à toa, todo mundo já precisou lidar com algum tipo de incômodo desse tipo, em algum momento da vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 80% da população já teve ou terá dor na coluna e a dor lombar é a segunda maior causa de ida dos pacientes aos consultórios médicos, perdendo apenas para a dor de cabeça.

No entanto, um novo estudo do National Center for Complementary and Integrative Health mostra que existe solução para tratar de forma natural esse desconforto: a acupuntura. No Brasil, uma vertente da acupuntura que tem ganhado cada vez mais adeptos é a auriculoterapia, técnica que consiste na aplicação de pequenas agulhas muito finas, sementes de mostarda ou esferas magnéticas em pontos específicos na parte externa das orelhas para estabelecer o equilíbrio energético do corpo. A especialista em auriculoterapia, Lirane Suliano explica mais sobre essa técnica milenar recomendada pela OMS.

“A dor nas costas é um problema cada vez mais comum, inclusive entre jovens, e faz aumentar muito o consumo de analgésicos e anti-inflamatórios, especialmente quando o problema se torna crônico, pois faz com que as pessoas façam uso de medicamentos por longos períodos, algumas usam diariamente por meses, aumentando o risco de dependência, hipertensão, gastrite e hepatite. Nesse contexto a auriculoterapia é um recurso terapêutico que não utiliza medicamentos e permite tratar o paciente sem os temidos efeitos colaterais que debilitam ainda mais a condição clínica deles, e não adianta ficar algumas horas sem dor nas costas e depois ter sérios problemas no fígado ou no estômago”, explica Lirane Suliano, cirurgiã-dentista, mestre e doutora pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em auriculoterapia neurofisiológica, técnica empregada pelo Ministério da Saúde, como Prática Integrativa e Complementar.

Segundo Lirane, a auriculoterapia é uma prática muito buscada principalmente para o alívio de dores e tratamento de problemas físicos e emocionais. A técnica funciona com a estimulação de pontos específicos no pavilhão auricular, desencadeando a liberação de neurotransmissores que equilibram o organismo. O número de sessões e os pontos utilizados dependem do quadro clínico apresentado pelo paciente, com a vantagem de poder ser empregada até mesmo em idosos, grávidas e atletas, pessoas que precisam ter uma atenção especial com a medicação.

Perceba que nesses casos são pessoas com alta propensão de sofrer com dor nas costas, mas que têm restrição quanto ao uso de medicamentos, e a auriculoterapia neurofisiológica pode eliminar a dor de forma natural, sem colocar a vida do paciente em risco.

O estudo da National Center for Complementary and Integrative Health analisou testes clínicos envolvendo terapias alternativas e complementares e descobriu que a acupuntura alivia muito as dores nas costas dos pacientes. Não só isso, a técnica também é uma opção contra a osteoartrite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *