Nos dias de hoje quem não tem uma rotina supercorrida e hiperconectada que atire a primeira pedra. Por isso, é mais do que necessário separar um tempo para desacelerar, retomar ao seu centro de equilíbrio e praticar o autocuidado, nem que seja por alguns minutos. 

No entanto, não existe uma fórmula mágica, ou uma receita de bolo, o importante é entender o que funciona para você. Nesse sentido, algumas dicas e conselhos podem ser bem-vindos para motivar a dar os primeiros passos. Afinal, é melhor começar aos poucos do que nunca, certo? Então, que tal ir testando alguns hábitos de autocuidado e se descobrir no processo? 

Veja três conselhos que funcionam, de fato, e ainda têm o poder de agregar mais autoestima e autoconfiança à vida. 

1 – Cuide do seu refúgio particular 

Manter a organização dos ambientes é fundamental. Independentemente de ser a mesa do trabalho ou a casa, esse hábito deve fazer parte da sua rotina. Até porque todo mundo ama deitar-se com lençóis recém-trocados, trabalhar em uma mesa bem-organizada, ou usar um banheiro supercheiroso e limpinho, não é mesmo? Acredite, manter refúgios particulares em ordem vai ter um impacto enorme no seu autocuidado.  

Aqui a dica extra é apostar em aromatizadores de ambiente, inclusive aqueles especiais para banheiro. O mercado conta com opções para todos os gostos e várias fragrâncias que ainda ajudam a eliminar o mau cheiro e qualquer constrangimento causado pelo “número 2”. 

2 – Hidrate-se! 

Esse hábito vale de dentro para fora. Manter-se hidratado é essencial para o funcionamento do organismo. Regula a temperatura do corpo, protege nossos órgãos vitais e os ajuda a absorver melhor os nutrientes, favorece nossas articulações, entre muitas outras vantagens. Tanto é que a Organização Mundial da Saúde orienta o consumo de ao menos dois litros de água por dia para adultos saudáveis, por exemplo.  

A hidratação ainda pode ir além da ingestão desse líquido precioso. Investir em hidratantes para a pele pode favorecer a sua rotina de autocuidado. Isso porque você pode fazer desse hábito um rito para relaxar e aplicar uma automassagem. Aqui ainda vale estender o uso aos hidratantes labiais, afinal, na correria do dia a dia esquecemos que nossos lábios são sensíveis e merecem todo cuidado e proteção como qualquer outra parte do corpo. Inclusive, há opções com proteção solar e ingredientes naturais que beneficiam ainda mais esse momento. 

As mãos tampouco devem ser ignoradas. Já pensou em deixar sempre ao seu alcance lenços antissépticos com componentes hidratantes? Além de ajudar a eliminar as bactérias, você curte o efeito refrescante, cheiroso e dá adeus às mãos ressecadas. 

3- Pratique esportes 

Que tal reservar ao menos 30 minutinhos do seu dia para isso? A atividade física é importante aliada da autoestima e ainda garante mais disposição ao longo da semana. Outro ponto positivo é que esse hábito vai ao encontro de uma vida mais saudável. Isso, por si só, já basta. 

Enfim, para o fim dessa lista o céu não é o limite. Portanto, dê atenção aos pequenos detalhes que podem ser incorporados ao seu dia a dia e que favorecem o bem-estar. O importante é começar a cuidar de si agora mesmo. 

Por Guto Cunha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *