Muitas pessoas priorizam os cuidados com o rosto e esquecem outras áreas do corpo, como as pernas. “Essa área, às vezes, ainda fica de fora do circuito de rotinas diárias, mas também precisa de uma atenção especial. Essa região, por exemplo, é mais propensa ao ressecamento.

Além disso, outros quadros como pelos encravados, manchas e flacidez podem surgir”, afirma a dermatologista Luciana Garbelini. Por isso, a médica lista alguns cuidados que são importantes para a saúde dessa área do corpo.

Hidratação

A hidratação repõe a água nas camadas da pele e ajuda a manter a sua barreira protetora. De acordo com Luciana, é importante que as pernas sejam hidratadas diariamente porque são áreas sujeitas ao ressecamento. “Há uma quantidade menor de glândulas sebáceas nas pernas, e por essa razão, produz-se menos sebo. O sebo é responsável por reter a água e lubrificar a pele.”

Esse processo reflete em escamação e coceira e o primeiro reflexo é coçar o local. “Isso não é indicado, já que gera fissuras na região, invisíveis a olho nu. Ao coçar a área, as bactérias que ficam debaixo das unhas migram para a pele podendo causar infecções”, explica a médica. No mercado existem hidratantes próprios para essa região à base de ureia, uma substância que reduz e combate o ressecamento, além de suavizar a pele.

É possível ainda fazer a aplicação de óleo corporal no pós-banho, com ou sem enxágue. “Esse produto é diferente do hidratante, ele não repõe água. A sua função é criar uma barreira na pele para impedir a perda excessiva de água. Além disso, ele deixa a pele macia e aveludada”, diz Luciana.

Esfoliação

A esfoliação, além de ajudar na renovação celular, estimula o metabolismo a ativar a circulação sanguínea e a abrir os poros. Também melhora o crescimento adequado de pelos no local e tudo isso colabora para evitar pelos encravados. Essa prática ainda ajuda a amenizar a foliculite nos glúteos (aquelas ‘bolinhas’ ásperas, de pontas brancas, que geralmente evoluem com manchas)”, afirma a médica. Luciana indica ainda aplicar o hidratante no local após a esfoliação como medida de proteção. 

A frequência da esfoliação vai depender do tipo de pele, bem como a decisão de qual tipo de esfoliação fazer: química ou física. “Em geral, a recomendação é fazer a aplicação do esfoliante no máximo uma vez por semana. E prestar atenção se a pele for seca, e principalmente sensível. O cuidado precisa ser maior”. 

Foto: Divulgação/Adobe Stock

Beber água e movimentar o corpo 

Ingerir a quantidade recomendada de água por dia, além de contribuir para a saúde em geral, ajuda na prevenção de rugas e flacidez. “A água faz a hidratação de dentro para fora gerando uma aparência mais saudável para a pele e melhorando a circulação na parte das pernas”, explica a dermatologista Luciana Garbelini.

Para um bom cuidado com as pernas, é preciso associar a ingestão de líquidos à prática de exercícios, principalmente pessoas que ficam muito tempo em pé ou sentadas na mesma posição. “Para quem fica muito tempo sentado, é preciso movimentar as pernas ou andar pelo espaço disponível. Faça intervalos de cinco minutos. Quando você se levantar para exercitar as pernas, aproveite e beba água também”.

Para quem fica muito tempo em pé, dobrar e alternar o peso entre as pernas ajuda a descansar a musculatura do local. “Esses cuidados contribuem na circulação sanguínea e diminuem a sensação de inchaço”, diz Luciana. Outras recomendações que servem para as duas situações são colocar as pernas para cima e o uso de compressa quente ou imersão dos pés na água que também auxilia na circulação sanguínea na parte inferior do corpo.

O que é preciso saber antes da depilação 

O cuidado com a depilação para quem realiza periodicamente é importante, especialmente na parte das pernas que são expostas ao sol, vento, poluição, entre outros. São diversos tipos, como cera quente ou fria, creme depilatório, depiladora elétrica, lâminas, linhas, laser ou luz pulsada. “É comum o uso de cera nessa área por ser uma parte do corpo mais resistente, mas há ressalvas para aqueles que lidam com o pelo encravado. O ideal sempre é ver o tipo que mais se adapta à sua pele para minimizar os efeitos colaterais, como a vermelhidão ou coceira”, afirma a dermatologista.

Por ser prático e rápido, o uso de lâminas também requer cuidados. Não utilizar óleos corporais e hidratantes na região um dia antes. Usar produtos disponíveis como a espuma durante a depilação para evitar atrito com a pele e um gel calmante após o processo. “O ideal é sempre procurar um profissional para ver a melhor indicação para o seu tipo de pele”, comenta Luciana.

Em casos de manchas, flacidez e celulite 

Diversos fatores podem contribuir para a aparição de manchas nas pernas com aspecto avermelhado ou amarronzado. Alguns cuidados como o uso de protetor solar ajudam a prevenir esses quadros. Outra dica é não usar compostos cítricos na região antes da exposição ao sol. Há ainda tratamentos como peeling químico combinado ao microagulhamento e alguns tipos de lasers que ajudam nas manchas. 

Já para a flacidez, em especial no interno da coxa, e celulite, uma boa alimentação aliada à prática de exercícios físicos é importante. Mas, segundo a dermatologista, para quem já perdeu a elasticidade da pele dessa área, existem tratamentos como os bioestimuladores de colágeno. Eles ajudam a ativar a produção do próprio colágeno pelo corpo e a recuperar a firmeza da pele. Para quadros de celulite, bioestimuladores e radiofrequência podem ser boas opções.

Em todos esses casos, a médica explica que é indicada a avaliação de profissional especializado para recomendar o melhor procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *