Em meio à correria do dia a dia e tantas obrigações, quem nunca vivenciou momentos de estresse e angústia? É preciso buscar o equilíbrio, encontrando maneiras para reduzir tudo aquilo que pode piorar o nível de esgotamento e, consequentemente, nossa qualidade de vida.

Segundo David Braga, especialista em busca e seleção de executivos, esse tema tem sido amplamente discutido pela alta gestão e pelas áreas de recursos humanos das organizações, uma vez que já se sabe que os colaboradores podem adoecer em função do cansaço e da exaustão.

Dados de um estudo elaborado pela Associação Internacional de Controle do Estresse e da Tensão  (ISMA-BR) apontam que o estresse foi responsável pelo aumento de 140% nos gastos trabalhistas das empresas brasileiras nas últimas décadas. Ou seja, além de ser péssimo para o clima organizacional, gera grandes custos às companhias.

“Evidentemente, não é apenas a corporação a responsável por solucionar ou minimizar esse problema. O profissional também precisa gerenciar sua vida e saber organizar a rotina, dosando o estresse diário. Isso é de vital importância para quem quer ter relevância no mercado de trabalho. Para isso, várias ações podem ser colocadas em prática”, analisa Braga. Confira as dicas:

Divulgação: Freepik

Respiração

“Ao longo do dia, dê algumas pausas no que está fazendo e simplesmente respire. O estresse causa aumento do ritmo cardíaco. Sendo assim, inspire pelo nariz e expire pela boca. Dessa forma, você vai diminuir a pressão sanguínea e acalmar a sua mente”, ensina o headhunter.  

Alongamento

Alongar o corpo é outro ponto relevante para não deixar o cansaço e o estresse se instalarem no organismo. “Isso porque o alto nível de esgotamento causa tensão muscular. O estresse eleva também o nível do cortisol, hormônio presente no nosso corpo. O segredo é esticar os músculos que ficam sobrecarregados nesse caso: costas, ombros e pescoço”, diz David. 

Praticar exercícios

“Pratique, pelo menos três vezes por semana, alguma atividade física, como yoga, caminhada, dança ou musculação, a fim de manter o corpo em constante movimento. Também não se esqueça de preservar uma boa alimentação e ingerir água. Essas duas atitudes deixarão você mais disposto e ainda ajudarão a mantê-lo com um peso adequado.”

Conheça seus limites

Faça uma autorreflexão sobre o que é esperado de você na vida profissional e na vida pessoal. “Entenda também quais os prazos e recursos você tem para realizar suas entregas no trabalho e em compromissos familiares. Se necessário, negocie novas datas. Lembre-se de que a gestão do tempo é mais uma aliada para prevenir o estresse”, complementa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *