Uma boa massagem pode trazer mais benefícios para o corpo do que se imagina. Pesquisadores da Universidade Nacional Kangwon, na Coreia do Sul, realizaram um estudo para conferir quais resultados a prática poderia trazer para mulheres. Relaxamento, queda da pressão arterial e da glicose no sangue e melhora da depressão foram alguns dos resultados observados pelos cientistas. Não à toa, ao longo dos anos, a massagem se aperfeiçoou, mas a prática milenar segue ganhando adeptos. No entanto, hoje a maioria das técnicas utilizadas pelos profissionais da área são vigorosas, utilizam força e com foco na estética. Foi pensando em recuperar os benefícios genuínos da massagem, que a fisioterapeuta Ana Martha Dian desenvolveu um método próprio, que ela nomeou de TopCorpus – mais eficiente, humanizado e com foco na saúde, além da estética.
 

A técnica de Ana Martha tem base holística e é focada nos cincos sentidos do corpo humano: audição, paladar, olfato, tato e visão. De acordo com a fisioterapeuta, o método surgiu da combinação de anos de estudo, experiência na área e resultados positivos relatados por suas pacientes. “Em 2019, a maioria dos meus atendimentos eram de pessoas em recuperação de alguma cirurgia plástica. Muitas delas sofriam com problemas emocionais também e começaram a relatar alguma melhora. Isso foi me motivando a entender melhor o que estava acontecendo ali e conversei até com uma psiquiatra sobre o assunto. Foi então que eu percebi que era a combinação de métodos que eu utilizava que trazia esses benefícios. Assim, surgiu a TopCorpus”, explica.
 

Diferentemente das práticas de massagem que são aplicadas na maioria das clínicas atualmente, o método não utiliza força e prioriza regiões corpóreas propicias ao toque. “Começamos a massagem pelos pés ou pelas costas, que são lugares que todo mundo gosta de ser tocado. Isso ajuda a reduzir a produção de cortisol, o hormônio do stress”, afirma. Ela lembra ainda que as massagens estéticas geralmente são iniciadas pelo sistema linfático, que está localizado nas axilas ou virilhas. “O meu método prioriza regiões relaxantes. Primeiro, quero que o paciente se sinta relaxado, desconecte dos problemas do dia a dia do corpo”, ressalta a especialista.
 

Além dos toques diferenciados, feito com movimentos suaves, contínuos e ritmados, o método de Ana Martha utiliza técnicas holísticas de relaxamento e bem-estar. “Ativamos os cinco sentidos do paciente por meio de luz baixa, escalda pés, aromaterapia e música ambiente. Tudo isso se torna muito mais do que uma terapia momentânea para tratar a dor nas costas, após um dia estressante, por exemplo. A TopCorpus ajuda a soltar a musculatura do corpo e estimular a produção de hormônios que causam o relaxamento”, garante.
 

A técnica é indicada para tratar dores musculares, doenças como fibromialgia, bruxismo, síndrome do pânico, estresse e no tratamento complementar da insônia. Conforme mencionado pela criadora da TopCorpus, a massagem pode ajudar ainda a tratar vários problemas físicos e psicológicos que afetam diretamente a saúde e ainda proporciona sensação de bem-estar, melhora a aparência e a autoestima. Ela afirma ainda também que os benefícios podem ser sentidos na primeira sessão, que dura cerca de 60 minutos, e que o indicado é fazer 1 sessão por semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *