Se você cuida da alimentação e sempre busca se manter informada, já deve ter se deparado com a afirmação de que comer carboidratos à noite acaba em ganho de peso. De imediato, podemos adiantar que essa informação não é corretao, já que o emagrecimento depende de questões muito mais complexas.

A crononutrição vem ganhando muita ascensão na ciência. Para quem não sabe, é um estudo de como a nossa fisiologia, ou seja, o funcionamento do nosso metabolismo, responde à alimentação conforme o ciclo circadiano.

De acordo com o estudos, durante o período noturno a nossa metabolização de carboidratos é um pouco diferente em relação ao dia. Algumas mudanças na metabolização decorrem do sistema gastrointestinal ter seu funcionamento mais lento no período da noite e também pela resposta da glicemia — do açúcar sanguíneo — não ser a mesma. A glicose tende a aumentar mais no sangue nesse período, porém, isso não irá piorar o seu controle glicêmico.

A qualidade dos carboidratos que você ingere é o que vai ditar a regra. Priorizar os do tipo integrais, ricos em fibras e nutrientes, além de promover saciedade, pode ajudar na qualidade do sono.

Foto: Divulgação Freepik

A dica para não se prejudicar ingerindo carboidratos nesse momento, preze pela qualidade da dieta ao longo do dia. Foque em uma maior distribuição das calorias ao longo do dia, reduzindo conforme anoitece. Coma carboidratos leves e nutritivos, tendo um tempo programado para que a digestão ocorra de forma saudável, não se alimentando e indo se deitar em seguida.

Equilibrar as calorias ao longo do dia, colocando maior densidade calórica pela manhã, é um dos fatores determinantes para que você tenha sucesso no emagrecimento. É claro que isso irá depender das individualidades de cada um, e um profissional deve fazer um planejamento adequado para você.

Então, se você tem desejo de carboidratos à noite, coma seu pãozinho em paz. Contanto que ele esteja ajustado ao seu planejamento, não trará prejuízos e também não irá se transformar em gordura só porque foi ingerido no período noturno.

Com informações do Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *