Você começou a se exercitar, está levando uma vida mais saudável, cumpre todas as suas metas fitness e tem se alimentado de forma correta. Contudo, mesmo com todo esforço que está fazendo, duvida se está no caminho certo e que os treinos estejam fazendo efeito? 

Você não está sozinho nessa. Com certeza, todos que adotam um novo estilo de vida, balanceando alimentação, prática de exercícios e descanso, desejam alcançar as metas e ver os resultados aparecerem. 

O corpo certamente nos dá sinais que os nossos treinos estão fazendo efeito, mas é preciso saber identificá-los. Para te ajudar, selecionamos alguns dos mais comuns para você conferir se está indo pelo caminho certo. 

1. Dor muscular tardia

Você não precisa ficar todo dolorido no dia seguinte para saber que o treino foi eficiente. Claro que os iniciantes vão sentir mais, já que tiram o corpo de uma zona de conforto, mas geralmente, a dor muscular tardia ocorre oito horas após o exercício, com intensidade nas primeiras 24 horas e permanecendo até 72 horas. 

2. Você termina os exercícios e sente-se  melhor do que quando chegou 

Um outro indicador é você analisar como se sente quando termina sua série de exercícios. Caso sinta muito cansaço, isso pode ser sinal de que está optando por intensidade ou cargas erradas. Ao fim do treino você deve ter energia e disposição para o resto do dia. 

3. Exercício ficou mais fácil

Você consegue perceber que o exercício ficou mais fácil, geralmente essa percepção aparece por volta de 60 dias após praticar o mesmo exercício. Caso isso aconteça, é sinal de que o treino está surtindo efeito, e sua força e resistência estão bem mais elevadas. 

4. Aumenta intensidade e carga dos exercícios com frequência (sem sentir dor) 

Mudar a rotina de exercícios de forma periódica e consequentemente aumentar a carga e intensidade dos treinos é um sinal de que você está no caminho certo. A progressão deve ser vagarosa mas de maneira constante. 

5. Melhora do sono 

Além dos exercícios com frequência, a qualidade do sono também é importante. A serotonina produzida após a prática de exercícios físicos, se transforma em melatonina, hormônio que regula atividade do sono, e ajuda você a ter uma boa noite de sono. 

6. Mudanças no corpo

Por fim, mas não menos importante, as mudanças no seu corpo também indicam que o seu treino está fazendo efeito. Esse processo começa a ser mais perceptível geralmente com dois meses de treino regular, em que é possível perder gordura e ganhar massa muscular. 

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