Parece que não são somente as propriedades nutricionais de determinadas bebidas que oferecem um efeito positivo na hora de praticar atividades físicas. A cor também. Isso porque um estudo publicado no periódico Frontiers in Nutrition, mostrou que bebidas de cor rosa podem fazer pessoas correrem mais rápido e distâncias bem maiores. 

O estudo comparou o enxágue bucal de uma solução rosa não calórica adoçada de forma artificial com outra transparente, os cientistas perceberam que a versão colorida melhorou a performance dos corredores em 4,4% (velocidade aumentou 0,5 km/h e eles percorreram uma distância 213 m maior).

Além disso, a pesquisa também constatou que entre os participantes houve um aumento na sensação de prazer durante o exercício de bochecho com a bebida rosa. 

Ao todo, seis homens e quatro mulheres realizaram dois ensaios experimentais, que consistiam em uma corrida em esteira de 30 minutos a uma velocidade auto selecionada equivalente a 15 (forte / pesada) na escala de avaliação de esforço percebido. Durante o exercício, os participantes fizeram bochecho com uma solução rosa e outra transparente. 

A velocidade e a distância percorrida foram maiores (4,4 a 5,1%) quando os participantes enxaguaram a boca com a solução cor de rosa em comparação com a solução transparente. Como um adoçante artificial não calórico (sucralose) foi adicionado aos dois enxaguantes, não houve estímulo de carboidrato. 

Para os pesquisadores, o efeito de “sensação de bem-estar” e o benefício no desempenho podem ter sido sustentados por um efeito placebo. A cor rosa é frequentemente associada com doçura e, portanto, os participantes podem ter tido expectativas de açúcar e/ou ingestão de carboidratos. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *