Tomar uma xícara de café forte, pelo menos meia hora antes do treino ajuda na queima de gorduras e potencializa o desempenho esportivo. É o que revela um estudo feito por cientistas da Universidade de Granada (UGR), na Espanha, que foi publicado recentemente no periódico científico Journal of the International Society of Sports Nutrition.

De acordo com o estudo, a cafeína (cerca de 3mg/kg) – uma das substâncias ergogênicas mais consumidas no mundo para melhorar o desempenho esportivo – aumenta a oxidação, ou seja, a queima calórica durante os exercícios.

A pesquisa calculou a oxidação de gordura em testes aeróbicos com 15 homens, que tinham em média, 32 anos. Antes de praticar cada exercício, realizado quatro vezes em intervalos de 7 dias, os participantes ingeriram 3mg/kg de cafeína ou um placebo, em dois horários diferentes: às 8h e às 17h. As condições como hora da última refeição, exercício físico ou consumo de substâncias estimulantes, foram estritamente padronizadas. 

Segundo os pesquisadores, os resultados da análise reforçam que a cafeína é uma das substâncias mais eficazes para melhorar o desempenho esportivo, independente do horário. Se comparado ao período da manhã, o desempenho se mostrou ainda maior durante a tarde: 10,7% contra 29%, respectivamente. 

“A combinação de ingestão aguda de cafeína e exercícios em intensidade moderada no período da tarde parece ser o melhor cenário para indivíduos que buscam aumentar a quantidade de gordura queima da durante a atividade aeróbica contínua”, conclui a pesquisa.

Os pesquisadores também perceberam uma elevação das taxas de Fatmax (intensidade de exercício que provoca oxidação máxima de gordura) e VO2max (volume máximo de oxigênio captado pelo corpo na atmosfera e levado aos músculos).

Mesmo com resultados animadores, os pesquisadores alertam para o número relativamente pequeno de amostra, já que somente 15 pessoas participaram do estudo. Para um parâmetro geral, é necessário um teste com mais indicadores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *