Não é de hoje que temos conhecimento dos diversos benefícios dos chás para nossa saúde. As bebidas diuréticas aumentam a ingestão de água no corpo, auxiliam no bom funcionamento dos rins e estimulam a produção de urina diária.

Com isso, o organismo elimina um maior número de toxinas e consequentemente diminui a retenção de líquidos, fazendo o corpo desinchar.

A retenção de líquidos é muito comum em mulheres e favorece o inchaço da barriga e aparecimento da celulite. Dentre as principais causas podemos citar: alterações hormonais, sedentarismo, produtos industrializados, excesso de sal. Além de tomar os chás, praticar atividades físicas regularmente também pode contribuir para desinchar o organismo.

Confira quais os melhores chás para ajudar no combate a retenção de líquidos:

1. Chá de salsinha

O chá tem ação diurética, antioxidante, anti térmica e antialérgica. Porém é preciso tomar cuidado e não ingerir grandes doses do chá, já que ele pode provocar efeitos colaterais como náuseas, vômito e tontura.

Como fazer: Coloque 500 ml de água em uma panela e 2 ou 3 ramos de salsinha. Deixe ferver por 5 minutos. É recomendado beber até três xícaras ao dia.

2.  Chá de dente-de-leão

O dente-de-leão é uma planta popular que ajuda a aumentar a produção de urina e eliminar a retenção de líquidos. Rica em potássio, funciona como um diurético natural. O chá não deve ser tomado durante a gravidez.

Como fazer: Coloque 15 g de folhas e raízes de dente-de-leão em uma panela com 250 ml de água. Depois de ferver deixe descansar por 10 minutos. Coe e tome de 2 a 3 vezes ao dia.

3. Chá de cavalinha

O chá elimina o sódio e a água do organismo, reduz a pressão arterial e tem ações anti-inflamatórias e cicatrizantes. Não tome o chá por mais de 10 dias, pois ele pode provocar diversos efeitos colaterais.

Como fazer: Ferva 200 ml de água. Desligue o fogo e acrescente uma colher de sopa da folha de cavalinha. Deixar em infusão por 5 minutos. Depois é só coar e beber.

4. Chá de hibisco

O consumo de chá de hibisco parece aumentar significativamente a quantidade de urina produzida pelo organismo, além de possuir efeitos semelhantes a alguns diuréticos sintéticos.

Como fazer: Ferva 1 litro de água e logo em seguida adicione duas colheres de sopa cheias de flores de hibisco seco. Deixe descansar por 10 minutos em um recipiente fechado. Basta coar e beber ao longo do dia.

5. Chá de funcho

É uma planta utilizada para tratar problemas da bexiga e até pressão alta, devido ao seu efeito diurético. O chá aumenta a produção de urina e elimina o excesso de líquidos no organismo.

Como fazer: Coloque 1 colher de chá de smetes de funcho em 1 xícara de água fervente e deixe repousar de 5 a 10 minutos. Depois de coar beba 3 vezes ao dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *