Os cuidados que devemos ter na hora de lavar o cabelo: pré-shampoo, frequência, temperatura da água e secagem.

Um erro comum na hora da lavagem: não massagear o couro cabeludo.

Muitas pessoas têm dúvidas na hora de lavar os cabelos. A principal delas é a frequência. A tricologista Viviane Coutinho diz que a lavagem diária pode ser necessária de acordo com a oleosidade dos fios e do couro cabeludo.

“Porém, o mais indicado seria dias alternados, fugindo dessa regra de diferenciar cabelos muito oleosos ou muito secos”, a lavagem não deve ser feita com água muito quente:

“Banhos muito quentes estimulam ainda mais as glândulas sebáceas, ou seja, aumentando oleosidade. Ainda facilita a descamação e as fibras também podem ressecar, perder brilho e viço”.

Outro erro comum que muita gente comete é não lavar corretamente, passando o shampoo apenas nos fios.

“É preciso direcionar o couro cabeludo, respeitar o tempo de pausa para que ocorra a entrega das propriedades propostas e massagear sempre de forma suave sem o uso das unhas”.

O uso de pré-shampoo, que como o próprio nome diz, é um produto que deve ser utilizado antes da aplicação do shampoo.

“Pré-shampoo é um facilitador para aqueles cabelos que se encontram muito oleosos. Esses produtos auxiliam na remoção da sujidade e oleosidade.

Uso do condicionador

“O uso depende da fibra capilar. Caso seja um cabelo maior necessita sim, aquele direcionado para cada tipo de cabelo”.

Já na hora de secar, a melhor forma é a secagem natural.

“Por mais que se use produtos termoativados, regule a temperatura do secador a forma natural é sempre melhor e mais saudável”

Dicas para uma lavagem perfeita:

“Escolher cosméticos que respeitem suas necessidades é sempre um ponto crucial. Respeitar o tempo de pausa para entrega das propriedades, retirada de todo o produto e ter essa frequência de higienização também são super importantes”.


Viviane Coutinho é tricologista, formada há 20 anos em Fisioterapia, pós graduada em Tricologia e Terapia Capilar, certificada pela Internation Association of Trichologists, Membro e Docente da Academia Brasileira de Tricologia, docente na Academia Brasileira de Tricologia, onde capacita profissionais para o mercado de beleza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *