Mulheres podem perder mais peso e diminuir o risco de lesões eliminando os seguintes maus hábitos de suas rotinas, seja na hora de treinar na academia.

– Pare de segurar o apoio dos braços sobre os equipamentos de cardio ou aeróbico (esteira, transport, etc).
Você acaba perdendo a chance de queimar mais calorias! Quem explica é Michele Olson, PhD, do American College of Sports Medicine (ACSM) e professora de ciência do exercício na Universidade de Auburn, em Montgomery, Alabama. Segurando o apoio, você provoca o movimento de forma imprópria e pode criar lesões, ou seja, segurando enquanto faz o cardio (aeróbico) você elimina nossos músculos do núcleo de estabilização do corpo e proíbe a coordenação dos músculos equilíbrio. Fique na posição vertical com os abdominais contraídos, respirando para dentro da barriga e você vai sentir muito mais seu corpo em ação!

– Espaçamento/ intervalo nas máquinas de cardio ou aeróbico.
A maioria dos equipamentos de cardio sugere uma taxa de batimento cardíaco para chegar a sua zona-chave de queima de gordura de um treino de baixa intensidade. Enquanto você pode queimar um percentual maior (60% versus 35%) de calorias de gordura em intensidades mais baixas desde que faça intervalos aumentando a intensidade. Ou seja, você pode queimar calorias e mais gordura total em intensidades mais elevadas do que manter o seu treino no mesmo ritmo.

– Isso acontece quando você lê ou assiste TV ao fazer cardio por lazer: você queima menos. calorias consideravelmente. Seus movimentos não têm o foco, e (segurar a mão de novo), você concentra-se na TV. Tente o treinamento intervalado, os períodos de alta intensidade com baixa, tais como dois minutos de caminhada e um minuto aumentando gradualmente os intervalos. Dessa forma, executa-se alternadamente o aumento dos seus batimentos.

– Muitas mulheres temem que vão aumentar o volume dos músculos e evitam pegar peso.
O treinamento com peso pode ajudar a transformar seu corpo e aumentar a massa muscular magra. Levantar pesos mais pesados o suficiente para realizar repetições para sentir a sua fadiga dos músculos não vai te deixar grande. Quando isso acontece, você constrói força e não volume. Acrescentar na sua massa muscular volume, como os halterofilistas, você deveria treinar com muita dedicação, horas diárias na academia e rigorosas rotinas de dieta. Para todos os outros, 30 minutos de pesos por dia vai fortalecer e tonificar, não construir massa. Portanto faça sem medo!

– Enfrente o espelho
Claro, nem sempre gostamos do que vemos olhando no espelho durante um treino, mas ele dá um grande feedback, ajuda a analisar a nossa forma, postura e, por isso, obter mais de cada exercício. Assista aos homens: eles sempre se olham.

– Mesmos direitos de reposição
Mulheres, certifiquem-se de tomar um suplemento pós-treino com proteína. Muitas mulheres não percebem a importância disso depois de um treino. A proteína ajuda a repor e regenerar os músculos, além de ajudar o seu metabolismo a queimar mais calorias. Experimente pelo menos 15 g pós-treino e verá os resultados!


Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *