Acordar, tomar banho, levar os filhos para a escola, trabalhar, cozinhar, encontrar um tempo de lazer e ainda dormir… Ufa!

Com a rotina cada vez mais cheia, fica difícil manter a casa em ordem. Afinal, quantas vezes você já não deixou as roupas em cima de alguma cadeira ou canto do quarto depois de chegar tarde e cansado? Pensando nisso, a personal organizer Carol Rosa separou algumas dicas de como começar a organização em casa, mesmo com uma rotina conturbada.

Organize a agenda

Para conseguir manter a casa em ordem, a rotina precisa estar bem definida. Coloque no papel todas as tarefas do seu dia, organize o tempo e foque nas atividades. O importante é começar e terminar tudo o que precisa fazer, sem interrupção no meio. Dessa forma, você otimiza seu tempo e não fica com a impressão de ter passado horas na mesma tarefa e ainda sem conseguir finalizá-la. Organize a cabeça antes de organizar a casa!

Tenha um Dia D 

A primeira organização precisa ser bem feita. Para isso, separe um dia do mês e marque na agenda. Dedicando-se nesse dia D, a manutenção depois ficará bem mais fácil e rápida. Conforme as semanas forem passando, você só precisará de 10 minutos para manter a organização.

Escolha um cômodo para começar

Não tente organizar a casa inteira de uma vez. Pare e pense qual é o cômodo que está incomodando mais. Se o ambiente for muito grande, o interessante é separar por partes, por exemplo, o closet: começar pelos sapatos, depois passar para as bolsas, depois os cabides… Até organizar tudo. Dessa forma, a chance de desistir é menor.

Saiba que o descarte é bom, mas não é uma regra

Uma dica muito importante é desapegar de alguns objetos sem dó. Aquilo que você não usou no último ano, dificilmente usará novamente. Aquilo que é só uma recordação ficará na sua memória, independentemente da presença do objeto. O que não serve mais, pode servir a outra pessoa. Conforme for organizando a casa, reflita se tudo o que está ali é necessário. Faça essa avaliação de seus pertences. Porém, não se prenda tanto à obrigatoriedade do descarte. Se perceber que não pode doar ou jogar nada fora, não tem problema. Não se culpe por isso!

Deixe os organizadores para o final

Não compre produtos organizadores antes de começar a organização. Para que eles sejam bem aproveitados, é importante medir os armários e verificar se eles realmente são necessários. Além disso, é só quando se coloca a mão na massa, que é possível saber a quantidade de coisas que realmente precisará. Dessa forma, não se joga dinheiro fora e os produtos não ficam parados sem uso dentro de casa.

Lembre-se que a sua casa não é uma loja! 

A última dica, porém não menos importante, é tomar cuidado para não querer que a sua casa pareça uma loja, com tudo perfeitamente no lugar, digna de capa de revista. O importante é não desistir, não deixar acumular, fazer tudo com carinho. Se esperar perfeição, as chances de se frustrar com o resultado e não querer mais fazer a manutenção são grandes. E, por mais difícil que seja encontrar um tempo na agenda, ao limpar e organizar a casa, o ambiente fica mais agradável para você e a sua família aproveitarem o tempo que passam juntos.


Carol Rosa é uma personal organizer certificada, que atua na área de organização desde 2012. Com uma equipe especializada e treinada, atende clientes em todo o Brasil e no exterior. É uma referência no mercado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *