Personal organizer ensina como cuidar da roupa de cama e transformar sua casa em um quarto de hotel

Ela nem sempre é prioridade na rotina da casa, mas a roupa de cama pode dar um charme especial ao espaço, além de uma sensação de conforto ao quarto. Afinal, não há nada melhor do que chegar depois de um longo dia de trabalho e deitar numa cama arrumada. Por isso, a Carol Rosa ensina como ter em casa uma cama digna de um hotel cinco estrelas.

O primeiro passo é saber como organizar e cuidar da roupa de cama. Escolha um lugar no armário para deixar todos os conjuntos, mantas e travesseiros extras. Se não tiver muito espaço no guarda-roupa, vale reservar uma parte do maleiro.

Para que os jogos de lençóis durem mais, é importante que os conjuntos sejam utilizados sempre ao mesmo tempo. “Não misture o lençol de um jogo com a fronha de outro”, explica Carol Rosa. “Você acaba lavando as peças separadamente, umas mais que as outras, e uma peça acaba estragando antes do restante do conjunto”.

Agora, para quem tem vários quartos em casa ou lençóis parecidos, a personal organizer dá uma boa dica: use uma caneta de tecido e anote na barra ou na etiqueta dos lençóis um número referente a cada conjunto ou a inicial de cada pessoa. Na hora de organizá-los, guarde os kits todos juntos. Neste vídeo, ela ensina a dobra dos jogos, e o melhor: como guardar o lençol de elástico bem esticadinho.

Na hora de organizar o enxoval, não é preciso investir em vários jogos de lençóis, principalmente se a pessoa tiver pouco espaço no armário. Segundo Carol Rosa, o ideal são três conjuntos: um em uso, um lavando e outro de reserva. Sempre que possível, vale optar por peças 100% de algodão, mesmo que a quantidade de fios seja menor. “É melhor um lençol 180 fios puro algodão do que 300 fios sintéticos ou misto. O algodão dura mais, não provoca alergia, não esquenta no calor e é muito mais confortável para dormir”, explica.

Na hora de arrumar mantas, cobertores e edredons, a dica é nunca guarda los nas embalagens originais. Como são 100% de plástico, a peça transpira e há grande chance de mofar. Compre capas específicas, que tenham uma parte em tecido. Isso permite que a rouparia respire.

Os sacos à vácuo podem ser uma boa opção se você, de fato, não tiver espaço no armário. Mas lembre-se: peças com plumas e penas de ganso não devem ser guardadas dessa forma. O vácuo pode danificá-las. “Se você guarda as peças mais pesadas, de alto inverno, no saco à vácuo, lembre-se de deixar uma manta mais fina ou um cobertor sempre à mão. Assim, quando varia a temperatura, você não precisa desmontar o armário por uma única noite”, aconselha Carol Rosa.

Agora, passado o cuidado com as peças, é hora de pensar na organização. Para dar à cama aquele ar de lençol que acabou de ser passado, borrife água perfumada para tecido sobre a dobra do lençol e os travesseiros, sempre esticando com as mãos. “Se preferir, pode preparar a própria mistura em casa. Coloque 500 ml de água para 10 ml de álcool. E repita o mesmo procedimento, esticando o lençol com a mão”, ensina Carol Rosa.

Com o lençol arrumado, é preciso pensar também em colchas ou cobre-leitos que deixem a cama ainda mais bonita. A dobra do lençol deve ser sempre feita sobre essas peças. Para montar um espaço ainda mais aconchegante, aposte em um par extra de travesseiros ou almofadas. “Não precisa investir muito, não, afinal, eles servirão apenas para a decoração do quarto e como encosto. Mas o resultado é lindo”, conclui a especialista.


Carol Rosa é uma personal organizer certificada, que atua na área de organização desde 2012. É uma referência no mercado! A profissional ministra hoje, em média, um curso a cada dois meses. Com quase 250 mil seguidores nas redes sociais, a Carol Rosa passa dicas quase que diariamente a um público ainda maior. Hoje, ainda encontra tempo para administrar a própria marca “Shop Carol Rosa”, que vende produtos essenciais e de qualidade para a organização da casa. Tudo criado por quem mais entende do assunto: a própria personal organizer.  https://www.youtube.com/watch?v=jg305UutpnQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *