Dietas para emagrecer! Dieta dos pontos, do tipo sanguíneo, de baixas calorias, de proteínas… Todas elas funcionam, é verdade. Mas por um tempo – logo volta-se a engordar e muitas vezes até mais do que antes.

Portanto, é importante rever a maneira de perder peso para que seja de forma saudável e definitiva. Segundo o Dr. Cláudio Mutti, especialista em emagrecimento, antes de mais nada é preciso avaliar o organismo e entender o que é ideal para cada pessoa. “Para emagrecer de forma saudável é fundamental equilibrar as alterações hormonais e enzimáticas existentes, sem precisar usar medicamentos”. “Também é importante fornecer energia ao corpo para que a vontade ou necessidade de comer diminua”.

E de que maneira fazer isso?

É preciso facilitar a absorção de nutrientes, escolhendo bem o que se vai comer, preferindo produtos mais naturais possíveis, evitando produtos refinados como açúcar e farinhas brancas. “Na hora de ingerir, é importante mastigar bem, pois assim o alimento sofre ação da saliva que tem enzimas digestivas, como a ptialina ou amilase salivar. É na boca que começa a digestão, por isso a importância de comer sem falar, pois quando estamos comendo e falando, engolimos os alimentos sem esperar esta ação da saliva, afetando o início da digestão”.

Uma das causas de ganho de peso é não quebrar bem os alimentos, criando deficiência de nutrientes, obrigando a pessoa a comer mais para suprimir esta deficiência. Outro motivo é que não dá tempo de os hormônios mandem informação ao cérebro dizendo estar satisfeito.  “Além disso, o estômago deve estar com uma boa acidez para receber esses nutrientes e assim continuar a quebra dos alimentos”.

O intestino também precisa estar com a flora equilibrada, o que significa boas bactérias vivendo em harmonia com as ruins. Se houver um desequilíbrio, há alteração na captação de nutrientes. “Quando o corpo tem nutrientes suficientes, o cérebro entende que não precisa mais nada. Dessa maneira, há menor necessidade de comer”. E isso vale tanto para emagrecer quanto para manter o peso.


Dr. Cláudio Mutti é especialista em emagrecimento da Clínica Visia, de São Paulo. Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas Pouso Alegre, é mestre em Ciências Médicas pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo e pós-graduado em Dermatologia. Tem atualização em Laser pela Harvard Medic School (EUA). É membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *