Refeições em família são essenciais para a saúde física e mental das crianças e a decoração pode dar uma forcinha para tornar esses momentos mais aconchegantes e atrativos.

Família de clientes da designer Fabiana Visacro reunidos na sala de jantar projetada pela profissional. Ambiente confortável ajuda reunir a família diariamente.  Foto: Divulgação

Todo mundo diz que é importante a família estar reunida para as principais refeições. Mas, um estudo canadense comprovou que esse momento é fundamental para o desenvolvimento das crianças. De acordo com a pesquisa, filhos que sempre estão à mesa com os pais consomem menos refrigerantes e alimentos gordurosos e tendem a ser menos agressivos.

Decoração

A decoração pode contribuir para o fortalecimento da conexão entre pais e filhos durante as refeições. “No caso das crianças é legal trabalhar com coisas que prendam a atenção. Não se deve levar brinquedos para mesa justamente por isso, mas dá para fazer uma mesa lúdica, sem ficar infantil. Uma opção é usar pratos e copos com cores diferentes”, salienta a designer de interiores e psicóloga Fabiana Visacro.

A iluminação também é importante para criar um ambiente acolhedor. “Na mesa de jantar é comum o uso de pendentes, pois o foco da luz deve ser a mesa. Ela precisa estar bem iluminada. Se possível, o ideal é lançar mão de lâmpadas mais quentes que trazem conforto e não distorcem as cores das louças e alimentos. O LED também é uma opção interessante”, conta Renata Gomes, arquiteta.

Para que a criança ou adolescente entenda sua importância no contexto familiar é possível usar alguns recursos e Fabiana ensina como: “Fazer plaquinhas e colocar o nome de cada um nos lugares da mesa é importante para posicionar o indivíduo e fazê-lo entender que se ele não ocupar seu lugar, ele vai ficar vago”.

Outros recursos da decoração que são aliados dos pais para fazer desses momentos em família algo extremamente agradável. “As mesas redondas são ótimas opções, pois esse seu formato ajuda na conversa dos integrantes. Cadeiras mais confortáveis também são importantes justamente porque esses momentos precisam ter o tempo suficiente para que todos possam comer, mas também conversar”.

As palavras de amor como bondade, compaixão, criatividade e perdão são importantes, desta forma, os pais conseguem agregar reflexão não somente para o momento da refeição, mas para todo o dia do filho”.


Fabiana Visacro é designer de interiores e psicóloga. Renata Gomes é arquiteta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *