A rotina agitada requer praticidade também na alimentação. Para não deixar os hábitos saudáveis de lado, é preciso ficar atento a alguns métodos de congelamento de produtos. Na lista dos alimentos que podem ir ao freezer, estão os legumes, verduras e temperos.

A nutricionista Ariane Braz Brasil esclarece as dúvidas de como deve ser feito esse processo:

A maneira certa de congelar as verduras

É necessário apenas fazer o processo que chamamos de branqueamento, que consiste em colocá-las em água fervente por um minuto, escorre-las e, por fim, jogar água bem gelada, ou colocar em uma bacia com gelo. Não realizar esse passo pode alterar a aparência do alimento.

Secar bem o alimento é um passo importante

É um erro não secar bem, pois, quando são congelados ainda molhados, formam cristais de gelo em volta.

Atenção à validade do legume congelado

O tempo de validade é de três meses, por isso é importante identificar as embalagens com o nome e a data em que foram congelados para ter o controle de qualidade.

Ervas e temperos também podem ser congelados

As ervas não precisam sofrer o processo de branqueamento antes do congelamento. Apenas é necessário lavar, picar e secar bem. A forma de utilização é a mesma das ervas frescas, podendo ser utilizadas em temperos, molhos, sopas.

O jeito correto de descongelar os legumes

Eles devem ser colocados na geladeira um dia antes de serem utilizados. Caso precise utilizar de imediato, descongele no micro-ondas ou coloque o próprio saco do legume em água em temperatura ambiente.


Ariane Braz Brasil é nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, que atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.400 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. www.hpev.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *